Pular para o conteúdo
Ao vivo --:-- há 2h  Suspeitos fogem e deixam 506 quilos de maconha na margem do Rio Paraná
NewZone
Mobile Zone
Assistência Social

Operação Nossa Casa faz 30 abordagens e encaminha 21 moradores de rua

A ação durou cerca de duas horas e meia e reuniu 21 profissionais de cinco secretarias. Dezessete pessoas foram levadas à Casa de Passagem III.

Foz Ao Vivo 17/09/2026 às 08:51
Compartilhar
Divulgação/PMFI

A Operação Nossa Casa fez 30 abordagens a pessoas em situação de rua em Foz do Iguaçu na noite de terça-feira. Dessas, 21 aceitaram encaminhamento para serviços de assistência social.

Dezessete foram levadas à Casa de Passagem III, duas à Casa de Passagem II e duas à Casa de Passagem I.

Nove pessoas recusaram o encaminhamento. Mesmo assim, as equipes passaram orientações sobre os serviços disponíveis no município.

A ação durou cerca de duas horas e meia e envolveu 21 profissionais das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Segurança Pública e Comunicação.

As equipes se reuniram na Estação Cultural Haroldo Alvarenga, na Praça Getúlio Vargas, no Centro, e de lá saíram para pontos da cidade já conhecidos por concentrar pessoas em situação de rua.

“Nosso papel principal é prestar apoio na segurança das demais secretarias que estão incumbidas nessa missão”, afirma o inspetor da Guarda Municipal José Carlos dos Reis.

Segundo o diretor da Proteção Social Especial, Sidney Ribeiro, o trabalho depende da soma das áreas.

“É um processo de integração das políticas públicas do município para atendimento à população em situação de rua. A gente sabe que a resolução para essas situações não são isoladas, mas envolve uma série de políticas para que a gente consiga promover a saída das pessoas da situação de rua”, comenta.

O diretor também explica como a abordagem acontece.

“Nós começamos o trabalho com abordagem social, ofertando vagas para os nossos serviços de acolhimento e também os serviços que o município oferece para essa população. E se no processo for identificado alguma demanda de saúde, essa pessoa também pode ter esse encaminhamento realizado”, diz.

Durante a ação, a Secretaria de Meio Ambiente recolheu entulho. Dois caminhões foram carregados.

Novas ações devem acontecer com frequência em diferentes regiões da cidade.

“A segunda fase da Operação Nossa Casa demonstra um amadurecimento importante da integração entre as secretarias. Cada política tem compreendido melhor o seu papel, as necessidades específicas da população em situação de rua e também os limites legais e técnicos de sua atuação”, finaliza o diretor.

Compartilhe esta notícia

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *