Pular para o conteúdo
Ao vivo --:-- há 11h  Mulher com sinais de confusão mental é detida após quebrar impressora em secretaria
NewZone
Mobile Zone
NewZone
Câmbio
Dólar compra5,020 venda5,120 Guarani compra1100 venda1130 Peso argentino compra0,0027 venda0,0036 Dólar no Paraguai compra5615 venda5690 Atualizado 15/10 às 11:04
Prefeitura

Com os cinco cemitérios a 100%, Justiça dá 30 dias à Prefeitura de Foz para abrir novas vagas

A ação foi movida pela Camis, empresa que administra os cemitérios. A Prefeitura tem 30 dias para construir 88 gavetas em Três Lagoas e abrir 52 vagas no Jardim São Paulo.

Foz Ao Vivo 28/09/2026 às 08:52
Compartilhar
Divulgação

Os cinco cemitérios municipais de Foz do Iguaçu estão com 100% de ocupação, e a Justiça homologou um plano emergencial que dá 30 dias à Prefeitura para abrir novas vagas. A ação foi movida pela Camis, empresa que administra os cemitérios.

Pela decisão do juiz Rogério de Vidal Cunha, a Prefeitura tem 30 dias para construir 88 gavetas no Cemitério de Três Lagoas e abrir 52 novas vagas no Cemitério Jardim São Paulo. O município fica obrigado a informar à Justiça, a cada 15 dias, quantas sepulturas estão disponíveis na cidade. Uma audiência pública sobre o assunto está marcada para 11 de novembro. O plano não prevê a construção de um novo cemitério.

A Camis administra os cinco cemitérios públicos da cidade. Em paralelo à ação, a Prefeitura abriu processo administrativo contra a própria Camis. O secretário municipal de Meio Ambiente, Johnys de Freitas, afirmou que a empresa ainda faz levantamentos financeiros antes de executar as medidas e não informou quantas vagas já foram abertas.

A falta de vagas não é nova. No sábado (26), a cidade tinha duas vagas para sepultamento e três corpos aguardavam no Serviço de Verificação de Óbitos. Em fevereiro, os cemitérios estavam com 99,9% de ocupação e 23 vagas disponíveis, para uma demanda estimada entre 138 e 140 óbitos por mês. Além do plano emergencial, tramita um Plano de Ação Estrutural que prevê mais de 9.500 novas vagas, com a principal ampliação no Jardim São Paulo. O juiz apontou lacunas nesse plano e determinou que o município o complemente.

Compartilhe esta notícia

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *