O Campeonato Mundial “WRC Ueno Rally 2025”: a vitrine que impulsionará o Paraguai
A realização do Campeonato Mundial de Rally (WRC) no departamento de Itapúa “é uma tremenda oportunidade” para a região e o país. “Do Executivo, enviei um sinal claro e inequívoco: este evento tem que ser o maior evento esportivo do Paraguai”, disse o presidente Santiago Peña durante a apresentação da placa oficial do “WRC Ueno Rally do Paraguai 2025”.
O Rally Mundial será realizado de 28 a 31 de agosto, no primeiro dos três anos acordados para sediar um dos eventos mais importantes do automobilismo.

Foto: Presidência/PY
As previsões indicam que cerca de 250.000 pessoas participarão da competição. Isso trará enormes oportunidades comerciais e turísticas para todas as cidades do departamento, por isso é necessário que todos trabalhem juntos, disse o presidente Peña no sábado.
“Não há espaço aqui para mesquinharias pessoais ou políticas. Aqui está: ‘o que é melhor para o Paraguai’; Há trabalho para todos os prefeitos de Itapúa”, continuou. Nesse sentido, poucas horas antes foi assinado um acordo de cooperação entre o comitê organizador, o governo de Itapúa e os prefeitos de 12 distritos do departamento .
Uma vitrine e uma grande oportunidade
“Do Executivo enviei um sinal claro: este evento tem que ser o maior evento esportivo do Paraguai. Nossa estimativa é que 250.000 paraguaios venham. Não temos capacidade para receber todo esse valor, mas é um belo desafio que queremos implementar. “Todos os bens e serviços que temos a oferecer serão necessários nesses dias”, disse o presidente.
“O evento será uma importante vitrine para o Paraguai. Além do número sem precedentes de visitantes para um evento esportivo, haverá um público global de 800 milhões de pessoas em 150 países. “Nosso objetivo é que quem veio ver o rali volte ao Paraguai, para voltar a fazer turismo.”
Aeroporto de Encarnación
Peña se dirigiu ao prefeito de Encarnación, Luis Yd, e garantiu que seus compromissos como chefe de Estado são saldar as enormes dívidas em educação, saúde, infraestrutura e muito mais em todos os distritos do país, mas essas reivindicações genuínas não podem significar a paralisação dos projetos necessários para a organização do Rally do Paraguai, argumentou.
O Governo planeja “transformar o Aeroporto de Encarnación em um aeroporto internacional”. O projeto de investimento está sujeito à transferência da propriedade de 130 hectares pelo Município de Encarnación. Este pedido, aprovado pela Câmara Municipal, ainda não foi finalizado pelo prefeito.
Fonte: IP



