Foz do Iguaçu figura entre os 10 destinos de viagens do mundo para uma estadia mais sustentável, de acordo com levantamento da booking.com divulgado pelo Ministério do Turismo. A cidade é a única representante da América do Sul no estudo de uma das maiores empresas de e-commerce do planeta, que considerou o número de estabelecimentos hoteleiros com o selo “eco friendly”.
O selo é obtido a partir do Programa de Viagens Sustentáveis. Além de Foz, fazem parte da lista de destinos para estadias mais sustentáveis: Merano, na Itália; Tainan, em Taiwan; Santa Marta, na Colômbia; Stellenbosch, na África do Sul; Charlotte, nos Estados Unidos; Hanmer Spring, na Nova Zelândia; Munich, na Alemanha; Nusa Penida, na Indonésia; e Salzburg, na Áustria.
Foz do Iguaçu, na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, abriga as Cataratas do Iguaçu, que possuem o título de Patrimônio Natural da Humanidade; a Itaipu Binacional, usina líder mundial em produção de energia limpa e renovável; atrativos como o Parque das Aves, única instituição do mundo com foco na conservação das aves da Mata Atlântica; e diversos estabelecimentos comprometidos com a sustentabilidade ambiental.
De acordo com o Ministério do Turismo, “com uma média anual de mais de um milhão de turistas, a cidade possui um legado histórico de conservação ambiental e práticas sustentáveis. Com sua rica biodiversidade e belas paisagens, Foz do Iguaçu se destaca por equilibrar o turismo com a conservação ambiental”.
“Em Foz do Iguaçu, temos inúmeros empreendedores comprometidos com a sustentabilidade, uma questão cada vez mais crucial na decisão dos turistas, o que mostra o potencial de transformar essa preocupação no impulsionamento da atividade turística para o Destino Iguaçu”, afirma o prefeito Chico Brasileiro. “Além disso, estamos trabalhando para tornar Foz em um destino turístico cada vez mais inteligente, em que, através da inovação, aprimoramos a experiência dos visitantes”, complementa.
Potencial de crescimento
O levantamento da Booking.com também traz informações do perfil do turista atual, que indicam o potencial de crescimento do turismo de Foz com a divulgação desses dados: 95% dos viajantes brasileiros declaram ser importante para eles viajar de forma mais sustentável.
Fonte: PMFI