A equipe do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) iniciou nesta semana uma operação para fiscalizar veículos de carga, principalmente aqueles que trafegam com mais peso do que o permitido. O objetivo é coibir essa prática, já que o excesso de peso dos caminhões pode acelerar o processo de desgaste do pavimento, causando buracos e ondulações nas vias.
Além disso, coloca em risco a segurança do trânsito em geral, pois prejudica a estabilidade do veículo e a resposta durante manobras, ultrapassagens e frenagens, aumentando risco de tombamentos.
Na primeira operação, realizada na segunda-feira (22), em parceria com o DNIT e a Guarda Municipal, foram abordados oito veículos de carga. Além do peso, a documentação e as condições de segurança também foram fiscalizadas. Ao todo, cinco caminhões foram autuados por descumprirem as normas de trânsito, entre elas a de trafegar com excesso de peso.
Durante a abordagem, foi verificado o romaneio, que é o documento que descreve a carga transportada. Somando o peso do veículo (tara) e o peso da carga informado no romaneio, já é possível constatar se o peso bruto total do veículo está acima da capacidade máxima suportada.
Operações com foco em veículos de carga serão realizadas regularmente. Em casos em que há a suspeita de excesso de carga, porém que não for possível verificar no local da abordagem, o veículo poderá ser encaminhado para a pesagem.
Fonte: PMFI