Pelo quarto ano consecutivo, o Serviço Terapia Intensiva do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), em Foz do Iguaçu, se destaca no cenário nacional ao receber o selo "UTI Eficiente 2025".
O reconhecimento foi concedido e publicado nesta semana pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solutions, reforçando a excelência do setor no atendimento a pacientes críticos.
Desde 2022, o HMPGL conquista a certificação que avalia a segurança do paciente, a eficiência na gestão de recursos e a qualidade assistencial. Com o novo selo, o HMPGL se mantém entre as duas instituições públicas do interior do estado a conquistar o prêmio UTI Eficiente, destacando-se, neste ano, entre as 8 melhores do Paraná e as 43 mais eficientes que atendem pelo SUS no Brasil.
Ao todo, dos 800 hospitais avaliados, 150 unidades de terapia intensiva, incluindo públicas e privadas, receberam a certificação UTI Eficiente. Para a gestão do hospital, esse reconhecimento é um reflexo do esforço contínuo da equipe e do investimento na modernização dos serviços públicos.
"Esse selo atesta o compromisso da nossa equipe com a segurança e a eficiência no atendimento. Continuaremos buscando aprimorar ainda mais nossos processos para garantir o melhor cuidado aos pacientes", destaca a diretora-presidente do HMPGL, Iélita Santos.
Destaques
Segundo o relatório de 2025, os principais fatores que levaram à conquista do selo foram o compromisso da equipe multiprofissional, a adesão a protocolos baseados em evidências e o uso eficiente de recursos.
Além disso, a aplicação de indicadores como a Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP) e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (TURP) garante que a unidade tenha resultados consistentes na qualidade assistencial.
Atualmente, o Hospital Municipal possui quatro Unidades de Terapia Intensiva, compostas por 40 leitos, que atendem pacientes de várias localidades da região Oeste, da tríplice fronteira e turistas.
A certificação UTI Eficiente 2025, concedida pela AMIB, reforça o alto padrão técnico e assistencial da nossa UTI, que dispõe de 40 leitos e atua como referência em terapia intensiva para toda a 9ª Regional de Saúde. É um reconhecimento ao trabalho sério, qualificado e integrado de uma equipe dedicada à excelência no cuidado ao paciente crítico”, reforçou a diretora técnica do hospital, Dra. Bárbara Castro.
Para o coordenador da UTI do Hospital Municipal, Dr. Roberto Almeida, o reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo e da dedicação de toda a equipe multiprofissional. "Desde 2022, conseguimos manter essa certificação de UTI eficiente, o que demonstra nosso esforço para oferecer uma assistência de qualidade, mesmo com os desafios enfrentados. Nossa equipe de médicos, profissionais da enfermagem e toda a equipe multidisciplinar se empenha diariamente para garantir a melhor assistência aos pacientes graves”, reforçou.
Para ele, esse reconhecimento é importante porque destaca justamente isso: o trabalho em equipe. “Esse prêmio nos diz é que estamos no caminho certo, enfrentando desafios e garantindo um atendimento de excelência", destacou o Dr. Roberto Almeida.
Fortalecimento
A manutenção da certificação demonstra o compromisso com o fortalecimento da política pública de saúde em Foz do Iguaçu e comprova que é possível promover uma assistência de qualidade igual ou melhor que o sistema privado.
“Esses hospitais representam o que há de mais avançado em terapia intensiva no Brasil. São unidades que priorizam o cuidado seguro, medem resultados e buscam excelência clínica mesmo em contextos desafiadores”, explica Patrícia Mello, presidente da AMIB.
Avanços
Essas premiações, que colocam a UTI do Hospital Municipal Padre Germano Lauck entre as melhores do Brasil, também são frutos de um processo de investimento estratégico realizado durante o período da pandemia de Covid-19, que resultou na construção de uma estrutura permanente e de uma nova UTI.
A reestruturação e modernização da instituição, que ocorreram durante esse período desafiador, contaram com o apoio significativo de recursos, sendo uma grande parte desses investimentos provenientes da Itaipu Binacional, quando o então prefeito General Silva e Luna, comandava a usina.
Com a certificação, o Hospital Municipal Padre Germano Lauck reafirma seu papel como referência em terapia intensiva, sendo um exemplo de como o SUS pode oferecer atendimento de excelência. A unidade segue comprometida com a melhoria contínua, garantindo um atendimento seguro, eficiente e humanizado à população de Foz do Iguaçu e região.
Fonte: PMFI