Desde que Foz do Iguaçu deu início à vacinação contra a dengue, em fevereiro de 2024, o município já registra a marca de 14.246 doses aplicadas na faixa etária de 10 a 14 anos, que corresponde a uma população de 19.591 pessoas aptas a receber a vacina. Deste total, 9.656 crianças e adolescentes (49%) receberam a primeira dose, enquanto 4.590 (47%) dos que receberam a primeira dose retornaram para a segunda.
Um dos desafios enfrentados pela equipe de saúde é a adesão à vacinação. A diferença entre os que tomaram a primeira e a segunda dose pode comprometer a eficácia do esquema vacinal, onde aproximadamente 53% dos que iniciaram o ciclo vacinal ainda não completaram a imunização. Atualmente, todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão com vacinas disponíveis, oferecendo acesso à imunização ao grupo prioritário de crianças e adolescentes.
Segundo a Supervisora Técnica da Vigilância Epidemiológica de Foz, Érica Ferreira de Souza, a dengue é uma doença que impacta a saúde da população local. “Anualmente, o município registra uma quantidade considerável de casos, que em algumas situações resultam em óbitos. A implementação da vacina contra a dengue se apresenta como uma estratégia importante para a proteção da comunidade, contribuindo não apenas para a prevenção da infecção, mas também para a redução das complicações associadas à doença”, explica a supervisora técnica.
A população é orientada a buscar informações atualizadas sobre as datas e locais de vacinação. Para isso, é possível procurar uma das 29 Unidades Básicas de Saúde ou acessar o site da prefeitura, onde, ao final da página, estão disponíveis detalhes sobre os horários de funcionamento das UBSs.
Fonte: PMFI