Acontece neste sábado (13), o Dia “D” de Mobilização Nacional contra a Influenza, com a abertura de todas as 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu, das 8h às 17 horas. Neste dia, também estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para a população em geral.
“O Dia D é mais uma oportunidade para que os pais levem seus filhos e aproveitem para atualizar a caderneta de vacinação. Teremos disponíveis a vacina da Influenza para o público alvo, além da vacina da dengue, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nosso município tem registrado aumento do número de casos e a vacina é uma ferramenta importante para proteger a população”, explica a secretária de saúde Rose Meri da Rosa.
A vacinação contra dengue teve inicio em 28 de fevereiro e até agora somente 5.054 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos foram vacinadas, o que corresponde a 25,8% de cobertura vacinal.
A vacinação contra a Influenza, que começou em 25 de março, já alcançou 9.954 pessoas do público-alvo, entre crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e puérperas. Pessoas com mais de 60 anos representam o maior público vacinado até agora (16,21%). A meta é imunizar pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Os grupos prioritários para vacinação contra Influenza incluem ainda trabalhadores da saúde, educadores do ensino fundamental e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e resgate, membros das forças armadas, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições médicas especiais (independentemente da idade), e pessoas com deficiência permanente.
Caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longa distância), trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, assim como adolescentes e jovens em medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos) também integram a lista.
Calendário Nacional
O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 20 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras doenças graves e muitas vezes fatais. A vacinação é a melhor maneira de proteger a criança contra doenças imunopreveníveis. As vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde – SUS são seguras e de vital importância para proteção contra algumas doenças graves e muitas vezes fatais.
Fonte: PMFI