A estudante Luana Rodrigues, de 11 anos, foi uma das primeiras moradoras de Foz a receber a dose da vacina contra a dengue nesta quarta-feira (28). Ela foi à unidade de saúde do Jardim América acompanhada pela mãe, Carolina Aquino, que fez questão de chegar cedo na UBS para vacinar a filha.
“Eu e minha filha já tivemos dengue, e é uma grande preocupação porque ela tem outros problemas de saúde e eu tenho muito medo de que ela pegue a doença novamente. Por isso que a trouxe já no primeiro dia de vacinação, para que possa ficar protegida”, explicou Carolina.
Luana pertence ao grupo populacional de cerca de 8 mil crianças entre 10 e 11 anos de Foz do Iguaçu apto a receber a dose da vacina contra a dengue. Daqui a noventa dias, ela deve retornar à unidade de saúde para tomar a segunda dose.
“Não doeu e estou feliz e me sentindo mais segura, vou voltar para a segunda dose”, comentou Luana, com um sorriso no rosto, após receber a primeira aplicação.
Os pais e responsáveis que não conseguirem levar as crianças para vacinar durante a semana poderão imunizá-las neste sábado (02), das 9h às 15h, nas 29 unidades básicas de saúde. Também serão disponibilizadas as demais vacinas do calendário básico para a população em geral.
Etapa
Esta será a primeira etapa da vacinação contra a dengue, que deve prosseguir para crianças até 14 anos conforme o fornecimento de novas doses pelo Ministério da Saúde.
“Iniciamos com crianças de 10 e 11 anos devido à limitação de doses, mas a prioridade é para crianças de 10 a 14 anos e ampliaremos a faixa etária conforme recebermos novas doses”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka.
Objetivo
A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus. É fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais na população-alvo da estratégia. A vacina protege contra os quatro sorotipos da doença.
Além de Foz do Iguaçu, outros 29 municípios paranaenses receberam as vacinas. A remessa deste primeiro lote, com mais de 35 mil doses do imunizante, teve seu envio antecipado após diálogos do Governo do Estado com o Ministério da Saúde.
As vacinas destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente.
Contraindicações
A vacina contra a dengue (atenuada) não deve ser administrada nas seguintes situações:
• Indivíduos menores de 4 anos e com 60 anos e mais;
• Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou à uma dose anterior dessa vacina;
• Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos (p. ex., 20 mg/dia ou 2 mg/kg/dia de prednisona por duas semanas ou mais) dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas;
• Indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomáticam quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida;
• Gestantes;
• Mulheres que estejam amamentando (lactantes).
Fonte: PMFI