noticias483 Seja bem vindo ao nosso site Foz Ao Vivo!

Prefeitura

Prefeito de Foz do Iguaçu busca revisão previdenciária em Brasília para garantir equilíbrio financeiro

Prefeito articula revisão na segregação de massa do Regime Próprio de Previdência Social e ampliação da sustentabilidade do sistema municipal

Publicada em 05/02/2025 às 10:47h | Foz ao Vivo 

Compartilhe nas redes sociais

Prefeito de Foz do Iguaçu busca revisão previdenciária em Brasília para garantir equilíbrio financeiro
 (Foto: PMFI)


O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, esteve nesta terça-feira (4) em Brasília (DF) para tratar de ajustes no Foz Previdência. Em reunião no Ministério da Previdência Social, apresentou ao secretário de Regime Próprio e Complementar, Paulo Roberto dos Santos Pinto, um pedido de análise para revisão na segregação de massa do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município.

“O secretário Paulo nos atendeu prontamente e vai dar prosseguimento na análise do pedido do Foz Previdência”, afirmou Silva e Luna. A articulação busca garantir a sustentabilidade atuarial e financeira do sistema previdenciário municipal, promovendo ajustes dentro das normas vigentes.

O FozPrev pretende migrar 257 aposentados do Fundo Financeiro para o Fundo Previdenciário, medida baseada em estudos atuariais que apontam viabilidade diante da nova margem atuarial disponível. A possibilidade surge após a aprovação da Lei Complementar nº 439/2024, que elevou os aportes anuais ao FozPrev de R$ 48,16 milhões para R$ 70,04 milhões a partir de 2025. A legislação também prevê a correção do valor pelo INPC e assegura que eventuais mudanças na arrecadação do Imposto de Renda não afetem os repasses.

Para formalizar o pedido, a prefeitura anexou à solicitação documentos como o Estudo de Impacto Atuarial, a Resolução nº 31/2024 do Conselho Deliberativo, a Lei Complementar nº 439/2024 e o Ofício nº 476/2024. A expectativa é obter aprovação da Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPREV) para dar continuidade ao processo e fortalecer o equilíbrio financeiro do Foz Previdência.

Acompanhado pelo secretário municipal de Comunicação Social e Relações Institucionais, João Zisman, o prefeito destacou a importância do diálogo para solucionar a demanda. 

“A sustentabilidade do Foz Previdência é uma prioridade para nossa gestão, e para isso precisamos atuar com responsabilidade e planejamento. Essa reunião em Brasília foi um passo importante para avançarmos com a análise técnica necessária e encontrarmos a melhor solução para o município. Seguiremos trabalhando para que essa demanda seja atendida com transparência e dentro das normas vigentes”, finalizou Silva e Luna.

Fonte: PMFI




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Foz Ao Vivo
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (45) 99946-0698
Copyright (c) 2025 - Foz Ao Vivo