A Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) concedeu à empresa Starlink a licença para prestar o Serviço de Transmissão de Dados e Acesso à Internet no Paraguai.
Esta medida faz parte da visão do governo de conectar todas as regiões do Paraguai, incluindo as áreas mais remotas, com serviços de Internet de banda larga e de baixa latência.
Foi o Presidente da República, Santiago Peña, quem deu a notícia, precisamente através da sua conta oficial na rede social X; “Bem-vindo @Starlink de @ElonMusk ao Paraguai. Conectar todo o nosso território ao mundo digital é um passo fundamental para atingirmos os nossos objetivos de governo”, afirmou o presidente.
Acrescentou que “a conectividade à Internet é mais que tecnologia, é também inclusão e oportunidades para melhorar a qualidade de vida de todos os paraguaios, não importa onde estejam”.
Por sua vez, o Ministro de Tecnologias de Informação e Comunicação (Mitic), Gustavo Villate, comemorou o “importante marco que permitirá que todo o Paraguai esteja conectado à internet de alta qualidade, reduzindo a exclusão digital, para que todos tenhamos os mesmas oportunidades e benefícios do mundo digital na educação, saúde, segurança e desenvolvimento económico."
A Starlink, empresa que surgiu como um projeto da SpaceX criado por Elon Musk, opera uma constelação de satélites em órbita não geoestacionária, com o objetivo de fornecer acesso à Internet de alta velocidade e cobertura global.
Atualmente, a rede SpaceX conta com mais de 3.000 satélites em operação, o que a torna uma solução viável para levar Internet a áreas remotas como o Chaco paraguaio, onde a conectividade é limitada ou inexistente. Os terminais de usuário fornecidos pela Starlink são compactos e fáceis de usar, o que facilitará sua adoção em comunidades que necessitam de acesso à Internet.
O acesso à Internet banda larga via satélite no Paraguai é apresentado como uma ferramenta valiosa para impulsionar o crescimento econômico, atrair novos investimentos e gerar empregos no país.
A licença concedida à Starlink representa um marco na busca por um Paraguai mais conectado e sintonizado com o mundo digital. Com o apoio ativo da Mitic e da Conatel; e o empenho do Governo, espera-se que esta iniciativa transforme positivamente a vida das pessoas em todo o país.
Fonte: IP