O Presidente da República, Santiago Peña, afirmou que o Paraguai “está preparado para grandes coisas”, a propósito do anúncio feito esta quarta-feira de que o país acolherá um dos jogos de abertura do Mundial 2030.
Da mesma forma, o ministro da Secretaria Nacional de Esportes, César Ramírez, afirmou que o país está pronto para a grande festa do futebol mundial.
No anúncio feito esta quarta-feira pelas principais autoridades da Confederação Sul-Americana de Futebol, foi comunicado o acordo da FIFA para os três jogos de abertura da Copa do Mundo de 2030, que serão realizados no Uruguai, Argentina e Paraguai. O resto desse campeonato será disputado em Espanha, Portugal e Marrocos.
“Serão três festas, vamos fazer com que sejam inesquecíveis, vamos trabalhar para isso”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, que destacou que esta proposta se ajusta às possibilidades do Sul-Americano. países que não conseguiram competir para serem sedes plenas da Copa do Mundo devido aos altos requisitos de investimento que isso exige.
"Se isto tivesse sido uma competição, onde os governos teriam que comprometer os fundos necessários, teria sido irresponsável. “Esta é uma proposta super responsável e muito viável”, afirmou.
Nesse mesmo sentido, o presidente da Associação Paraguaia de Futebol, Robert Harrison, afirmou que a partir de agora trabalharão com a Conmebol e o Governo Nacional para sediar essas festas inaugurais e os jogos, mas esclareceu que não será necessário fazer muitos mais investimentos daqueles que já existem nos três países sul-americanos.
“Hoje é um dia de festa para a Conmebol, é um sonho que acaba de se realizar, serão três jogos de abertura, vai começar pelo Uruguai e a FIFA vai dar mais detalhes da participação da Argentina e do Paraguai", afirmou por sua vez o presidente Domínguez.
Sublinhou que o facto do festival mundial do futebol regressar à América do Sul, onde teve a sua primeira edição em 1930, é uma reivindicação da história do futebol que existe nesta região do mundo. Nesse sentido, destacou que o estádio Centenário, no Uruguai, sede dos primeiros jogos da Copa do Mundo, é “o estádio mais icônico que o mundo tem e ainda está em funcionamento”.
Por fim, as autoridades esclareceram que as três seleções, Uruguai, Argentina e Paraguai, se classificarão automaticamente para a edição de 2030 da Copa do Mundo.
Fonte:IP