O Presidente da República, Santiago Peña, recebeu investidores portuários estrangeiros que pretendem construir o maior terminal de grãos do Uruguai, o que beneficiaria o Paraguai, pois dará impulso à construção de barcaças e, portanto, impulsionará a força de trabalho nacional.
O anúncio foi feito pelo ministro da Indústria e Comércio, Javier Giménez, que acompanhou Rubén Martínez e Angeliki Frangou, representantes da empresa Navios Maritime Holdings.
Na ocasião, o chefe do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) explicou que a multinacional fará um investimento de 300 milhões de dólares no Uruguai para construir o maior terminal de transbordo de minerais.
“Isso vai beneficiar grandiosamente o Paraguai porque vai dar um enorme impulso à nossa indústria de construção de barcaças, com mão de obra paraguaia, considerando que somos a terceira maior frota de barcaças do mundo”, disse ele nesta quinta-feira em entrevista coletiva, em Mburuvicha Roga.
Nesse sentido, destacou que com todo esse volume que passará pela hidrovia, o Paraguai se projeta como o pólo regional em termos de serviços logísticos, com um aumento incrível de mão de obra em questões portuárias e de transporte fluvial.
No Paraguai estão trabalhando em investimentos portuários em transporte logístico através de barcaças e investimentos no Uruguai, onde está o projeto de transbordo que têm, afirmou em referência à multinacional.
Por sua vez, Angeliki Frangou agradeceu a abertura da presidente e, nesse contexto, destacou que as perspectivas do Governo a incentivam a continuar investindo não só no Paraguai, mas também no Uruguai em todo o complexo hidroviário.
“Logística é igual a integração, utilização da terceira maior frota de barcaças do mundo com transbordo no Uruguai, por isso os países se uniram nesta luta para criar uma hidrovia livre, eficiente e que promova a criação de oportunidades e desenvolvimento para o pessoas”, alegou.
Fonte: IP