De sábado, 23 de setembro, a quarta-feira, 27 de setembro, a Avenida Costanera Sur está temporariamente aberta à visitação. Nos primeiros dois dias – segundo estimativas da empreiteira – já foram cerca de 40 mil veículos que entraram para conhecer o novo corredor.
O horário estabelecido para visitas - seja de veículo ou a pé - é das 7h às 16h, podendo entrar pela Avenida Colón e sair pela Rua Coronel Abraham Schweizer ou vice-versa.
Outro ponto a destacar nesta segunda qualificação é o número de visitantes, que não se compara com a primeira qualificação realizada em agosto passado; ocasião em que o número de veículos que entraram mal rondou os 25 mil durante os 4 dias de iniciativa. Além disso, durante estes dois primeiros dias já se notou uma melhor distribuição do trânsito, especialmente na Avenida Félix Bogado.
A esses 40 mil veículos somam-se os numerosos ciclistas e pedestres que também passaram pela avenida. Prevê uma ciclovia que terá 4 metros de largura em toda a sua extensão, além de calçadas com 5 metros de largura, para que tanto ciclistas quanto pedestres possam circular com conforto e segurança.
Esta obra busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de Assunção e dos habitantes da região metropolitana, permitindo maior fluidez viária, entre as áreas de Itá Enramada e Santa Librada de Assunção, além dos habitantes de Lambaré e, eventualmente, San Antonio e Villa Elisa, informou o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Vale ressaltar que atualmente leva cerca de 45 minutos para chegar ao centro de Assunção, a partir das avenidas Perón e Cacique Lambaré. Com a nova orla, o tempo é reduzido para aproximadamente 15 ou 20 minutos.
Fonte: PY