Com os imponentes viadutos de acesso do lado paraguaio, a construção da ponte que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul - Brasil) atinge 27,5% de avanço global.
Em termos gerais, os viadutos possuem um encontro nas cabeceiras, que juntamente com os pilares suportarão as cargas do tabuleiro. Cada estaca é constituída por cabeceiras, pilares e esteios, informou o Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Por sua vez, praticamente todas as 300 estacas já foram concluídas, nas duas margens do Rio Paraguai. As estacas são utilizadas como fundação da ponte com profundidade variável de até 45 metros que ficam embutidas no maciço rochoso e têm diâmetro máximo de 2 metros.
Vale destacar que, no topo das referidas estacas, são construídas as cabeceiras e acima destas erguem-se os pilares e vergas que irão suportar as vigas do tabuleiro dos viadutos de acesso.
A passarela internacional - peça-chave da rota Bioceânica - terá uma extensão de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio, e um corresponderá à parte estaiada, 632 metros de comprimento, com vão central de 350 m.
As obras são executadas pelo Consórcio PYBRA (Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade) e fiscalizadas pelo Consórcio Prointec. A gestão é da pasta de Obras Públicas e Comunicações.
Fonte: IP