O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) anunciou que não haverá cobrança de pedágio nas 16 praças sob sua administração na quarta-feira, 16 de abril, e no domingo, 20 de abril. A isenção vale das 12h às 24h na quarta e durante todo o domingo, das 0h às 24h. A medida, no entanto, não se aplica às praças localizadas na Rota PY02, sob concessão privada.
O anúncio foi feito pela ministra Claudia Centurión durante reunião do governo com o presidente Santiago Peña, em Mariscal Estigarribia, no departamento de Boquerón. A decisão tem como objetivo incentivar o turismo interno durante a Semana Santa.
Para garantir a fluidez no trânsito, o MOPC também implementará um plano de contingência, incluindo a cobrança antecipada dos pedágios antes do período de isenção.
Faixas adicionais na Rota PY02
Entre os dias 16 e 17 de abril, uma faixa extra será liberada na Rota PY02, entre o km 41 e o pedágio de Ypacaraí, no sentido Assunção–Ciudad del Este, facilitando a saída da capital.
Já no retorno, entre os dias 19 e 20 de abril, a faixa adicional será aberta no sentido contrário, do km 42,8 até o pedágio, auxiliando o fluxo de veículos em direção a Assunção.
Fonte: IP