Segundo dados oficiais do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), no ano passado um total de 1.051 empresas estrangeiras manifestaram interesse no país, com intenções de investimento.
O ano de 2024 destacou-se pelo dinamismo no desembarque de novos investimentos no território nacional e no aumento das manufaturas nacionais exportadas. O Paraguai também conseguiu se posicionar na vitrine internacional, captando a atenção de mais empresários estrangeiros.
Vale ressaltar que esses números são resultado das missões realizadas pelas autoridades do Estado, com o objetivo de divulgar os benefícios que o Paraguai oferece para o desembarque de investimentos e assim gerar mais empregos.
Exportações e investimentos
Sem dúvida, no ano passado os regimes especiais foram protagonistas essenciais na atração de investimentos, com destaque para os incentivos da Lei 60/90 e da Maquila, que agregaram investimentos no valor de 514 milhões de dólares.
O relatório do Vice-Ministério da Indústria indica que o número de empresas com projectos aprovados na Lei 60/90 foi de 135, enquanto os investimentos atingiram um total de 411 milhões de dólares e os empregos projetados atingiram 5.956 postos de trabalho, sendo um recorde no último 20 anos de cargos vinculados a este incentivo.
Por sua vez, o regime de Maquila aprovou cerca de 36 projectos em 2024, que acrescentaram 103 milhões de dólares em investimentos e projetaram cerca de 2.054 empregos no país. É importante mencionar que esse incentivo atingiu números históricos em suas exportações, ultrapassando US$ 1,1 bilhão de produtos manufaturados paraguaios enviados ao mercado internacional.
Abertura de negócios
Em 2024, também teve destaque a abertura de empresas, atingindo um total de 7.666. Desse montante, destaca-se a presença de empresas abertas na modalidade EAS (Sociedades por Ações Simplificadas), que atingiu 5.926.
Essa ferramenta, implementada no país desde 2021, foi uma das escolhidas pelos investidores ao desembarcar seu capital no Paraguai, pela rapidez e facilidade.
Da mesma forma, as Sociedades Limitadas (SA) abertas totalizavam cerca de 1.402 sociedades; enquanto as de Sociedade Limitada (SRL) foram 322, enquanto cerca de 16 foram abertas em outras modalidades jurídicas.
Fonte: IP