A construção da Ponte Bioceânica, empreendimento financiado integralmente pela Margem Direita da ITAIPU, está se aproximando de 60% de avanço nas duas margens do rio Paraguai, entre as cidades de Carmelo Peralta ( PY) e Porto Murtinho (Brasil), informaram técnicos nesta semana no canteiro de obras.
Até o momento, o tabuleiro principal do viaduto de acesso, tanto do lado paraguaio quanto do brasileiro, já foi concluído.
Da mesma forma, avança-se na execução dos segmentos para o início do pilão 13, correspondente à margem paraguaia, com a colocação de fôrmas de armadura, bainhas e cordões de pós-tensionamento. A concretagem neste troço será realizada nos próximos dias. Atualmente, a última etapa de elevação deste pilão é intensificada para atingir seu nível final.
Por outro lado, do lado brasileiro, o pilão 14 está em processo de construção. A segunda viga de contraventamento foi executada, o que permitirá que a fase final de elevação comece até seu nível final.
Assim que os vagões avançados chegarem de São Paulo (Brasil), os segmentos serão instalados, por meio de balanços sucessivos, na seção central e lateral de ambos os postes.
Essa ponte faz parte do Corredor Bioceânico, uma obra estratégica que facilitará a conexão entre o Paraguai e o Brasil, impulsionando o comércio e o desenvolvimento da região. É financiado pela ITAIPU Binacional e está sob a supervisão do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Fonte:Comunicação/Itaipu/PY