A construção da Ponte Biooceânica, um projeto fundamental para a integração regional, está perto de 60% em progresso físico e financeiro, de acordo com o último relatório de setembro de 2024. Atualmente, estão sendo realizadas diversas tarefas que marcam o andamento dessa obra de infraestrutura.
Nos viadutos de acesso, a laje do tabuleiro foi concluída em todos os vãos, tanto no lado paraguaio quanto no brasileiro. Por outro lado, no trecho estaiado do lado paraguaio, avança-se com a execução do segmento inicial no poste 13, realizando trabalhos de colocação de fôrmas, reforços, bainhas e cordas de pós-tensionamento, com a concretagem prevista para os próximos dias. Da mesma forma, a última etapa de elevação do pilão 13 está em andamento até atingir o nível final.
Do lado brasileiro, está em processo de construção o pilão 14, onde foi executada a segunda viga de contraventamento, o que permitirá que a fase final de elevação se inicie até seu nível final. Após a chegada dos vagões avançados, os segmentos serão instalados por sucessivos balanços na seção central e lateral de ambos os postes.
Essa ponte faz parte do Corredor Bioceânico, uma obra estratégica que facilitará a conexão entre o Paraguai e o Brasil, impulsionando o comércio e o desenvolvimento da região. É financiado pela Itaipu Binacional e está sob a supervisão do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Fonte: Comunicações MOPC/PY