Começou ontem,(25), uma ampla operação de controle migratório na fronteira entre Ciudad del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil), com foco especial no controle do trânsito de crianças e adolescentes pela Ponte Internacional da Amizade.
A operação interinstitucional é realizada pela Direção Nacional de Migrações, com o apoio do Ministério da Criança e do Adolescente (MINNA), da Polícia Nacional, do Ministério Público e da Secretaria dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ciudad del This. (CODENI).
Esta iniciativa visa identificar e prevenir crimes como o tráfico de seres humanos e o contrabando de migrantes; além de verificar a situação migratória de nacionais e estrangeiros que entram e saem do país pela modalidade de livre trânsito com o Brasil.
Dada a particularidade da passagem de pessoas nesta passagem de fronteira, onde o livre trânsito é autorizado bilateralmente no raio de 30 km em ambos os lados da fronteira, as instituições do Poder Executivo e as demais organizações presentes intensificam seus esforços para preservar a ordem, fortalecer a segurança pública e garantir a travessia segura de crianças e adolescentes em um dos pontos de fronteira mais complexos do território nacional.
Nas primeiras horas de controle constatou-se que 15 meninas, meninos e adolescentes entre 6 meses e 14 anos não possuíam os documentos exigidos (autorização de viagem, carteira de identidade e certidões de nascimento), estando todos na companhia de referências de adultos, por exemplo, onde foram tomadas as medidas correspondentes e os pais foram instados a cumprir as disposições da lei sobre o transporte de documentação de viagem para passagem de um país para outro.
A operação é realizada de forma aleatória, em horários distintos e se estenderá ao longo da semana na fronteira leste do país.
Fonte: Migraciones/Py