No âmbito das operações da “Nova Aliança”, até o momento foram eliminados 451 mil quilos de maconha em diferentes apresentações, foram desmantelados 21 acampamentos com 10.600 quilos da droga e um golpe econômico aproximado de 13,5 milhões de dólares ao crime organizado nacional e transnacional.
A operação é realizada em cooperação conjunta entre Paraguai e Brasil, com a Polícia Federal e o Ministério Público, apoiada pela logística de transporte da Força Aérea Paraguaia.
A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) afirma que o trabalho desta operação conjunta está baseado em áreas de produção de drogas entre Colônia María Auxiliadora Colônia 204 e Alpasa, no departamento de Amambay.
As ligações operacionais entre as forças estão em vigor na área há sete dias, com sobrevoos de helicópteros da Polícia Federal paraguaia e brasileira, que agilizam a entrada até o centro das plantações de mais difícil acesso. Essa implantação facilitou a eliminação de 451 mil quilos de maconha em diferentes apresentações.
Neste troço da operação foram detectados e desmantelados 21 acampamentos, com pelo menos 10.600 quilos de droga prontos e que cada incursão representa prejuízo económico para os traficantes dos dois lados da fronteira e que neste sentido o golpe desferido à data corresponde para cerca de 13,5 milhões de dólares.
Os desdobramentos táticos se estenderão por mais alguns dias em diferentes partes do Departamento de Amambay.
A “Nova Aliança” em Amambay e o “Basalto” em Canindeyú são dois pilares operacionais que, quando sincronizados, sinalizam uma luta cada vez mais fortalecida contra o crime organizado nacional e transnacional, afirma a Secretaria Nacional Antidrogas.
Fonte: IP