A delegação de investidores da República da China (Taiwan) que está de visita ao Paraguai, e que ontem se reuniu com o presidente Santiago Peña, está analisando a instalação no parque industrial operacional em Minga Guazú, departamento do Alto Paraná, segundo autoridades do Ministério da Indústria e Comércio.
A vice-ministra da Indústria e Comércio, Lorena Méndez, ressaltou que o interesse dos empresários é se instalar no parque industrial de Taiwan, em Minga Guazú, departamento do Alto Paraná, com uma área de 40 hectares e que tenha disponibilidade de energia elétrica para o seu desenvolvimento.
Ele ressaltou que algumas dessas empresas já avançaram no modelo de negócio, por isso estão analisando a instalação naquele parque industrial, e que para isso estão fazendo um levantamento das necessidades.
Méndez disse que, no caso da empresa Masterbus, que já tem um memorando de entendimento assinado com o Ministério da Indústria e Comércio, eles querem começar a operar em dezembro em nosso país.
Ela explicou que, assim que toda a construção da infraestrutura estiver concluída, tudo o que a tecnologia e as questões legais exigem, em mais três meses poderão ter a primeira produção de ônibus elétricos no Paraguai.
Ele ressaltou que os empresários estimam que terão os primeiros ônibus produzidos no país até 2026, conforme estabelecido no cronograma.
A delegação de empresários taiwaneses é formada por representantes de empresas industriais do país asiático, como a Chimei, que se dedica ao processamento de alimentos refrigerados e congelados. Da mesma forma, do setor de comunicação e data center, a empresa ASU Comunicaciones, com forte interesse em desembarcar com investimentos no país.
A delegação de investidores reuniu-se ontem com o Presidente da República, Santiago Peña e os chefes do Ministério das Obras Públicas, Claudia Centurión, e do Ministério das Comunicações e Tecnologias de Informação, Gustavo Villate.
Esta visita é uma resposta à série de reuniões realizadas pelo Chefe de Estado e pela delegação paraguaia em solo taiwanês.
Fonte: AEN