No Paraguai, o Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação (MITIC), em colaboração com o Ministério da Criança e do Adolescente (MINNA) e a Direção das Migrações, está a trabalhar para agilizar e digitalizar a autorização de menores nas zonas fronteiriças do país, de forma a garantir a segurança e proteção das crianças e adolescentes que atravessam as fronteiras por diferentes motivos.
A chave desse projeto está na digitalização do alvará, permitindo sua emissão e controle por meio de códigos e plataformas seguras. Dessa forma, elimina-se a necessidade de documentos físicos, reduzindo o risco de falsificações e agilizando o processo para as famílias.
O ministro do MITIC, Gustavo Villate, ressaltou que a aplicação da tecnologia a essa medida representa um escudo e segurança para os usuários, uma vez que permitirá maior controle e rastreabilidade dos movimentos de crianças e adolescentes. Enquanto isso, o ministro Gutiérrez enfatizou que busca estabelecer mecanismos legais, por meio de plataformas interoperáveis, para fortalecer a segurança nas fronteiras.
O projeto será implementado como um plano piloto de testes nas fronteiras com o Brasil. "O piloto será implementado em fase de testes nos postos de fronteira com o Brasil, mas naturalmente esperamos que seja estendido a outros postos fronteiriços no futuro, consolidando um sistema mais seguro para a mobilidade de crianças e adolescentes", disse o ministro Gutiérrez.
Além do Ministro Villate, a reunião técnica do projeto contou com a presença do Ministro do MINNA, Walter Gutiérrez, do Vice-Ministro de Proteção Integral dos Direitos do MINNA, Eduardo Escobar Said, da Vice-Ministra do Desenvolvimento Regional do MINNA, Verónica Argüello, do Diretor Geral do Movimento Migratório, Favio Espinoza, e do Chefe de Gabinete da Direção de Migração. Karina Gómez, entre outros.
Fonte: IP