A Direcção das Migrações do Paraguai está a fazer progressos na implementação da Rede de Atenas, um sistema de intercâmbio de informações entre países para a detecção de documentos falsos nos postos fronteiriços.
O sistema é aplicado pela União Europeia em conjunto com países da América Latina para ter uma base de dados interligada que permite identificar a veracidade dos documentos apresentados.
O diretor de Migração, Jorge Kronawetter, indicou que o Paraguai é o terceiro país da região a aderir à rede, o que permite elevar os padrões de segurança nas passagens de fronteira.
A implementação começa esta semana com um treinamento para funcionários da Migração sobre o sistema de troca de informações. A inauguração oficial será na quarta-feira da próxima semana, informou.
A Rede Atenas é uma rede de intercâmbio de informações sobre documentos de viagem para a luta contra o crime de falsificação de documentos, realizada no âmbito do programa Fronteiras Seguras, em colaboração com a polícia espanhola e com o apoio da Fundação Internacional e Ibero-Americana para a Administração e Políticas Públicas (FIIAPP).
Fonte: IP