O Paraguai se tornará o 38º país a sediar uma etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA em 2025, anunciou o presidente Santiago Peña neste sábado durante a cerimônia de abertura do Petrobras Rally Transchaco 2024, terceira etapa do campeonato nacional paraguaio.
"O Paraguai sonhou alto e chegou à meta. Vamos sediar um grande evento mundial como o WRC. Estamos nos preparando para mostrar ao mundo em 2025 nossa capacidade de trabalhar juntos para realizar um evento internacional de grande calibre de forma excelente", expressou Peña em suas redes sociais.
Ao anunciar o início simbólico do Rally Transchaco 2024, ele disse: "O Paraguai é grande, e o mundo está no processo de nos descobrir... sediar eventos de classe mundial como o WRC é outra forma de mostrar ao mundo a nossa grandeza".
Nesse contexto, o chefe de Estado assinou um acordo com o diretor do Mundial de Rali, Simon Larkin, e conclamou todos os paraguaios a se prepararem para a competição, que será realizada pela primeira vez no Paraguai, no departamento de Itapúa.
Ele destacou que apenas dois países americanos foram selecionados para esse grande evento esportivo: Paraguai e Chile.
Um acordo plurianual torna realidade a ambição de longa data do promotor do WRC de voltar a realizar dois eventos anuais na América do Sul.
O Paraguai tem uma sólida herança de rali, e este esporte prospera no coração da América do Sul. Gustavo Saba foi um rosto regular nas rondas argentinas do WRC durante a década de 2010. Mais recentemente, Fabrizio Zaldivar tornou-se um competidor consagrado no WRC2. Diego Domínguez está entre os favoritos aos títulos do WRC Júnior e do WRC3.
Os pilotos paraguaios também venceram as últimas 11 edições do Campeonato Sul-Americano de Rally FIA CODASUR.
Eles explicaram que a abordagem proativa do promotor do WRC para criar um futuro mais sustentável para os ralis desempenhou um papel significativo na candidatura do Paraguai para fazer parte do campeonato.
"Estamos em discussões com o Paraguai há vários anos e estou incrivelmente satisfeito por ver este acordo", expressou o Diretor Sênior de Eventos do WRC, Simon Larkin, que esteve presente para celebrar o anúncio especial.
"Não há dúvida sobre a paixão da nação paraguaia pelos ralis, e mal podemos esperar para transmitir essa paixão, bem como a paisagem espetacular do Paraguai, para o mundo", disse ele.
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse: "Receber o Paraguai no Campeonato Mundial de Rally da FIA em 2025 é uma oportunidade fantástica para a categoria e todas as partes interessadas explorarem novos horizontes".
O Campeonato Mundial de Ralis (WRC) é a principal série de ralis da FIA. Ele mostra carros híbridos de alto desempenho e os melhores pilotos do mundo competindo em ambientes espetaculares, que vão desde o inverno gelado da Suécia até o calor e as pistas rochosas do Quênia. Os participantes disputam títulos de pilotos e construtores em 13 ralis.
Fonte: IP