noticias392 Seja bem vindo ao nosso site Foz Ao Vivo!

Paraguai

Novo salário mínimo no Paraguai faz aumentar a diferença com o salário mínimo do Brasil. Veja

O Conselho Nacional do Salário Mínimo ( Conasam ) realizou sua última reunião nesta quarta-feira e confirmou o reajuste do salário mínimo , que entrará em vigor a partir de 1º de julho.

Publicada em 13/06/2024 às 10:45h | Foz ao Vivo 

Compartilhe nas redes sociais

Novo salário mínimo no Paraguai faz aumentar a diferença com o salário mínimo do Brasil. Veja
 (Foto: Divulgação)


O Vice-Ministro do Trabalho do Paraguai, César Segovia, informou que na reunião com o sector empresarial foi acertado o novo salário mínimo , que ainda não foi oficializado por Decreto Presidencial.

“O salário mínimo será reajustado para G. 2.798.309 e a diária será reajustada para G. 107.627; Então, estamos falando de uma variação de G. 117.936 em relação ao salário atual hoje”, especificou.

O Conasam é um órgão tripartite entre os setores envolvidos, mas na última reunião não houve representação do setor trabalhador, sob a justificativa de atividades junto à Organização Internacional do Trabalho.

Segovia lembrou que embora as centrais sindicais tenham solicitado um reajuste de 30%, a Lei do Salário Mínimo estabelece que ele deve ser fixado de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) publicado pelo Banco Central do Paraguai. Nesse sentido, foi utilizado o cálculo da inflação interanual de 4,4% para determinação da nova remuneração base.

“Concluiu-se que existe um marco regulatório que o IPC é o parâmetro para poder fazer o reajuste. Não estamos imunes a poder propor outras alternativas, outras fórmulas, mas isso implicaria modificar a lei”, afirmou o vice-ministro sobre a posição dos trabalhadores.

Atualmente, 282 mil pessoas ganham o salário mínimo e serão beneficiadas imediatamente. A medida atinge inicialmente o setor privado.

Segóvia esclareceu que não se trata de um aumento salarial, mas sim de um reajuste para compensar o poder de compra que foi perdido no último ano devido ao aumento dos preços da cesta básica de produtos.

Da mesma forma, disse que a solução não é aumentar o salário, mas combater a informalidade, tendo em conta que há paraguaios que não recebem nem o salário mínimo e não estão inscritos no Instituto de Segurança Social (IPS), para aceder ao benefícios.

No entanto, reconheceu que também é preciso trabalhar para melhorar a capacidade de negociação dos trabalhadores com as empresas, tendo em conta que o salário paraguaio é o quinto da América.

Fonte: UH

 




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Foz Ao Vivo
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (45) 99946-0698
Copyright (c) 2024 - Foz Ao Vivo