O Presidente do Paraguai, Santiago Peña, recebeu o Ministro da Justiça do Brasil, Ricardo Lewandowski, para rever os objetivos de cooperação e ampliar as áreas de troca de informações entre os dois países.
Participaram da reunião os Ministros do Interior e da Justiça, bem como o Procurador-Geral do Estado e ministros do Supremo Tribunal de Justiça. O chefe do Interior, Enrique Riera, informou que foi dada continuidade aos objetivos traçados em uma reunião bilateral anterior entre o presidente Peña e o ministro antecessor de Lewandowski, Flavio Dino.
“No ano passado tínhamos proposto 13 objetivos e hoje viemos literalmente fazer uma prestação de contas importante e ampliar o compromisso para duas áreas muito importantes: o tráfico de pessoas e o tráfico de veículos roubados”, disse em coletiva de imprensa.
Riera destacou o desenvolvimento de operações conjuntas com o Brasil, como as de expulsão de criminosos de alta periculosidade, o ataque às estruturas do crime organizado e o tráfico de armas e contra o tráfico de drogas.
Com as duas novas áreas incluídas na cooperação, serão criados grupos de trabalho para a troca de informações contra o tráfico de pessoas e o tráfico de veículos roubados entre os dois países.
O Ministro Riera destacou que com a mudança do Ministro da Justiça do Brasil, são mantidas as políticas de cooperação já implementadas para o seu aprofundamento. O apoio do país vizinho se dá na entrega de equipamentos, na capacitação de policiais e agentes penitenciários e no combate ao tráfico de drogas nas áreas fronteiriças.
Fonte: IP