A Operação “Nova Aliança 44” formada pela SENADA - Secretaria Nacional Antidrogas Paraguay e a Policia Federal do Brasil continua seu curso nas áreas florestais do Departamento de Amambay-PY. Um contingente de Forças Especiais e Agentes Antidrogas vem realizando ataques aéreos e terrestres há seis dias. Para tanto, contam com o apoio de helicópteros da Força Aérea Paraguaia e da Polícia Federal Brasileira.
Nos primeiros dias entraram em áreas como Alpasa, San Luis, Cerro Sarambí e outros pontos com alta concentração de cultivos ilícitos.
Até à data, 91 campos de tráfico de drogas foram desmantelados e 159 hectares de plantações de cannabis foram erradicados. Também foram localizados e destruídos 38,5 mil quilos de drogas picadas e 1.820 quilos de maconha prensada.
No total, estima-se que as ações implementadas permitiram retirar de circulação pelo menos 517.320 quilos de maconha do mercado regional. Isto representa uma perda de lucros para o tráfico de drogas de aproximadamente 15,5 milhões de dólares.
A Nova Aliança 44 continuará por mais alguns dias. A operação surge a partir de um acordo de cooperação entre a SENAD e a Polícia Federal brasileira, na ideia de responsabilidade compartilhada no combate ao crime organizado.
Fonte: SENAD/PY