A Vice-Ministra da Indústria do MIC, Lorena Méndez, indicou que o memorando de entendimento para a instalação de uma planta da empresa "Taiwan Master Transportation" é o resultado de um longo processo que se espera gerar as primeiras unidades em 2025.
Para o segundo trimestre deste ano, o processo de constituição da empresa e a sua formalização será acelerado. O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) acompanhará a empresa na localização da fábrica e na aliança com empresas locais, disse Méndez em entrevista à TV Paraguai .
A empresa taiwanesa vai investir 30 milhões de dólares na construção da primeira fábrica e montagem de autocarros eléctricos.
“A primeira parte vai ter uma maior componente de importação, mas a parte de carroçaria e acabamento seria feita no nosso país”, explicou o vice-ministro. A empresa espera posicionar-se a nível regional para a fabricação de ônibus elétricos e sua exportação para Argentina e Brasil.
Com o memorando, o MIC acompanhará a instalação da empresa e também o treinamento especial da mão de obra necessária. A estimativa é que a fábrica gere 2.600 novos empregos.