A empresa "Taiwan Master Transportation" planeja estabelecer sua primeira fábrica de fabricação de chassis de ônibus elétricos e carrocerias de carga rápida no Paraguai. Este passo significativo visa reformar o sistema de transporte público do Paraguai e, ao mesmo tempo, gerar aproximadamente 2.600 empregos.
Para este fim, o Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a Taiwan Master Transportation assinaram um memorando de entendimento e cooperação para a indústria de ônibus elétricos.
A empresa faz parte da equipe de representantes da DMIT e-Bus de Taiwan, cujo Presidente, Ting-Fa Wu, assinou o documento junto com o Ministro Javier Giménez na presença do Presidente da República, Santiago Peña, durante sua visita oficial em Taipé.
De acordo com o documento assinado ontem, terça-feira, a empresa pretende instalar sua primeira fábrica no Paraguai para fabricar chassis de ônibus elétricos e carrocerias de carga rápida.
Esta iniciativa visa fortalecer a cadeia de abastecimento local de ônibus eléctricos e criar oportunidades de emprego através da produção desses veículos de alta qualidade para satisfazer a procura do mercado.
Além disso, a Master Transportation estabelecerá serviços pós-venda abrangentes no Paraguai, incluindo serviços de manutenção, fornecimento de peças, suporte técnico on-line e assistência na melhoria dos sistemas inteligentes de tráfego e sistemas de gerenciamento de frota do Paraguai.
O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) fornecerá medidas de incentivo para ajudar a Master Transportation no estabelecimento da sua fábrica, incluindo selecção de locais, infra-estruturas, fornecedores locais, incentivos fiscais e formação de mão-de-obra.
O presidente Santiago Peña destacou que a implantação da fábrica traria múltiplos benefícios ao país. Contribuiria para a reforma do sistema público de transporte de passageiros e transformaria a vida de milhões de paraguaios através de oportunidades de emprego.
"Não se trata apenas de montar baterias, chassis e tampas; trata-se da possibilidade de transformar a vida de milhões de paraguaios. Meu objetivo é melhorar o sistema de transporte público para que nestes quatro anos possamos deixar para trás um sistema de transporte público que realmente proporcione dignidade e tratamento justo aos paraguaios”, disse o presidente Peña ao final da reunião.
Peña reiterou o excelente relacionamento com Taiwan, mas admitiu que o grande desafio é traduzir isso no interesse das empresas taiwanesas tanto no setor tecnológico como industrial, afirmando: "O Paraguai oferece muito mais do que apenas relações diplomáticas".
"O Paraguai tem uma oferta muito atrativa para liquidação de investimentos, estabilidade macroeconômica e política e uma centralidade geográfica que o coloca em posição privilegiada no centro da América do Sul para produzir para o mercado latino-americano e, claro, utilizar energia elétrica," ele disse.
"Com esta transição verde e o selo verde que queremos que o Paraguai seja o país mais sustentável do mundo, fazer a transição para a mobilidade elétrica e o transporte público é um passo significativo", acrescentou Peña.
Assim que a fábrica da Master Transportation estiver oficialmente operando no Paraguai, a indústria poderá ajudar e facilitar significativamente o programa de substituição de ônibus do Paraguai e estender sua produção ao mercado do Mercosul.
"Isso marca a etapa final do estabelecimento da Master Bus como indústria de fabricação de ônibus elétricos no Paraguai. Estamos muito satisfeitos porque isso significa empregos para os nossos jovens e uma indústria que irá revolucionar o setor dos transportes", disse o Ministro do MIC, Javier Giménez.
O presidente da Master Transportation, Ting-Fa Wu, observou que a visita do presidente Peña à fábrica da Master Transportation em julho passado facilitou a colaboração com o governo paraguaio para estabelecer uma fábrica para a produção de ônibus elétricos no país.
Indicou que a Master Transportation realizou quatro visitas ao Paraguai, realizou inúmeras reuniões e concluiu com sucesso o planejamento do projeto.
Ele confirmou que estão prontos para introduzir os ônibus elétricos de carga rápida mais recentes e seguros no Paraguai e implementar sistemas de tráfego inteligentes de alta tecnologia. Wu afirmou que o objetivo é transformar o Paraguai em um país verde com um sistema avançado de transporte inteligente.
A instalação de uma fábrica de ônibus elétricos no Paraguai criará 2.600 oportunidades de emprego. O plano visa impactar tanto a demanda interna por ônibus elétricos fabricados no Paraguai quanto a exportação de ônibus elétricos e talentos para outros países do Mercosul.
Em linha com isso, a Master Transportation oferecerá 14 oportunidades de estágio para estudantes paraguaios que estudam na Universidade Politécnica Paraguaia de Taiwan em 2024.
"Esses excelentes alunos nos mostraram que os paraguaios são tão humildes e progressistas quanto os taiwaneses. Por isso, temos ainda mais confiança na promoção deste projeto", afirmou Ting-Fa Wu, Presidente da empresa.
A vice-ministra da Indústria e Comércio, Lorena Méndez, afirmou que o processo está bastante avançado para que a empresa líder em eletromobilidade de Taiwan, "Master Bus", possa instalar sua primeira fábrica de fabricação de ônibus elétricos no Paraguai. A indústria deverá iniciar suas operações em 2025.
O ministro da Indústria e Comércio, Javier Giménez, assinou nesta terça-feira um acordo com a empresa taiwanesa Master Bus, que investirá cerca de US$ 30 milhões para a construção da primeira fábrica e montagem de ônibus elétricos no Paraguai, criando cerca de 1.200 empregos.
Neste sentido, o vice-ministro explicou que trabalham com a empresa desde o ano passado, altura em que manifestaram interesse em estabelecer um plano piloto para a introdução de veículos eléctricos nos transportes públicos.
“Estamos trabalhando desde o ano passado e esta empresa apresentou uma proposta firme para trabalhar com o povo paraguaio e realizar esse plano piloto de testes de ônibus elétricos”, comentou.
Além da instalação da principal empresa de eletromobilidade de Taiwan, a Master Bus, o vice-ministro falou de uma componente importante, aludindo ao fato de estarem avançadas as negociações para finalizar um acordo económico com a empresa brasileira Marcopolo, que ficaria responsável por tudo relacionado a carroceria do ônibus.
Já a indústria taiwanesa ficaria encarregada de tudo relacionado à instalação elétrica e à parte tecnológica dos ônibus para reformar o transporte público.
Ele lembrou que representantes da Master Bus fizeram quatro visitas ao Paraguai, realizaram inúmeras reuniões e agora o planejamento deste projeto foi concluído com sucesso.
“Isto tem um prazo de 2025-2026 e está tudo muito avançado, independentemente da decisão do Governo de introduzir mais ônibus elétricos no sistema de transporte urbano, isso já está em curso, portanto estamos a falar de algo no curto e médio prazo”, disse esta quarta-feira em entrevista à uma Rádio da Capital.
O setor privado avança a uma velocidade muito mais rápida do que o transporte público consegue, afirmou ao ratificar que o Ministério da Indústria e Comércio, em conjunto com a Embaixada de Taiwan no Paraguai, está acompanhando todas as ações para a efetiva instalação da empresa.
Fonte: IP