Com o objetivo de impulsionar o turismo regional e promover o setor entre Paraguai, Argentina e Brasil, o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) anunciou que em breve estará disponível um serviço turístico de travessia fluvial para navegar nos rios Iguaçu e Paraná, na Região Trinacional, Paraguai, Brasil e Argentina.
Essa aliança ocorre entre o Paraguai e a Argentina, conforme informou a empresa argentina Iguazú Jungle às autoridades da Direção Geral da Marinha Mercante (DGMM), do Itamaraty e da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), durante reunião realizada no consulado. Paraguaio em Puerto Iguazú em Misiones, Argentina.
Em detalhe, a empresa prevê investir 5 milhões de dólares na construção de um catamarã com capacidade para 250 passageiros e três barcos. A empresa também obteve as autorizações necessárias para que suas embarcações possam operar em atividades de turismo fluvial em águas territoriais paraguaias.
“A empresa irá incorporar essas novas embarcações principalmente para transporte de passageiros e turistas. Já nos reunimos com o consulado e dentro de um mês nos encontraremos novamente na sede da província do Alto Paraná. É provável que em 2 a 3 meses esteja concluída a construção das unidades para colocá-las em operação ”, explicou Patricio Ortega, diretor da Marinha Mercante.
Participaram do encontro Miguel Ángel Bello, cônsul do Paraguai em Puerto Iguazú, e Patricia Cardona, Chefe Regional do Alto Paraná do Senatur. Em nome da Selva Iguaçu, esteve presente seu proprietário, Alejandro Arrabal.
Quanto à empresa, indicaram que é concessionária de excursões de navegação turística no Rio Iguaçu, na província de Misiones, e que já em 2017 , através de trâmites perante a Chancelaria e a Marinha Mercante, as empresas foram cadastradas e habilitadas. Barcos de selva para travessias fluviais transfronteiriças.
Fonte: LN