O especialista em emprego, Enrique López Arce, destacou o grande impacto social e econômico que se gera na cidade de Naranjal, departamento do Alto Paraná-PY, após a instalação da planta industrial All Par Casings SA.
É uma processadora de tripas naturais bovina e suína, criada pelo Frigorífico Concepción em associação com a empresa brasileira Unión Casings.
López Arce afirmou que a indústria de transformação localizada especificamente no bairro de Santa Catalina não só conseguiu a melhoria da qualidade de vida de 540 pessoas contratadas com salários acima do mínimo.
Esta indústria, indiretamente, motivou a instalação de outros pequenos e médios negócios como lojas de ferragens, supermercados, entre outros negócios. Depois de contratar pessoas, ele paga café da manhã e almoço e dá uniformes gratuitamente.
“ De um dos bairros mais pobres, hoje é o que mais avança, um dos mais prósperos em termos de emprego ”, indicou em comunicação com La Nación/Nación Media.
Ele explicou que os colaboradores da empresa recebem salário de G. 4 milhões ou mais. “A empresa oferece café da manhã, almoço e lanches. Quem trabalhou muito para implantar essa empresa na cidade foi o prefeito Edoard Schaffrath”, disse.
Da mesma forma, o diretor do Gabinete de Emprego da Associação Nacional Republicana (ANR) , afirmou ainda que a fábrica, considerada a mais tecnológica da região, funciona no local desde 2022. O investimento aproximado foi de 14 milhões de dólares.
“Antes, 70% dos moradores do bairro Santa Catalina solicitavam algum tipo de assistência pública, isso definitivamente contribuiu para a redução da pobreza no local. Isso é incrível, dá para ver o desenvolvimento através de novas construções como escolas, ao mesmo tempo em que foi instalada uma unidade de saúde familiar”, destacou.
A empregabilidade das mulheres foi destacada
López Arce disse que a sua presença na cidade surgiu para dar o reconhecimento do Partido Colorado, tanto à referida indústria como à administração municipal, por apoiar a empregabilidade das mulheres.
“ A grande maioria das pessoas contratadas são mulheres, mães. No país ainda existem muitas empresas que excluem as mulheres por diversos motivos. Ficamos felizes porque mais de 80% das pessoas contratadas são do sexo feminino ”, comentou.
Fonte: LN