A Secretaria Nacional Antidrogas apreendeu 5.120 quilos de maconha durante uma operação realizada em uma propriedade localizada em Colônia Santa Clara, distrito de Cerro Corá, departamento de Amambay. A propriedade rural servia como centro logístico, enviando toneladas da erva para facções criminosas no Brasil.
A droga foi distribuída em 256 sacolas, além de veículos e armas. Duas pessoas também foram presas, informou o ministro da Secretaria Nacional Antidrogas, Jalil Rachid. A operação foi realizada por agentes especiais em coordenação com o promotor Celso Morales.
Ele destacou que a descoberta ocorreu novamente na região Norte do país, por meio de trabalhos de inteligência realizados pela instituição.
Ele afirmou que já trabalham há bastante tempo com resultados positivos e um exemplo é a apreensão dos 5 mil quilos de maconha que eram destinados ao mercado brasileiro.
Os detidos foram identificados como Ramírez Melgarejo Freitas, de nacionalidade brasileira, e Fidel Arce Rodríguez, de nacionalidade paraguaia. Também foram apreendidos um carro, duas motocicletas, celulares e duas espingardas, uma semiautomática e outra repetidora. Todas as provas apreendidas foram disponibilizadas ao Ministério Público.
A estrutura criminosa era responsável pelo envio de 5 a 10 toneladas de maconha por mês para o território brasileiro e o carregamento apreendido tem valor aproximado de 765 mil dólares no país vizinho, informou a Secretaria Nacional Antidrogas.
Fonte: IP