Diversas obras estão sendo realizadas no componente do Corredor Metropolitano Leste, e incluem a futura zona primária, os acessos do lado paraguaio da Ponte da Integração Paraguai/Brasil e o novo terminal de cargas da Aduana Nacional de Navegação e Portos (ANNP), informou o Ministério das Obras Públicas e Comunicações.
Na área primária, a obra está com 40% de avanço e abrange instalações hidráulicas e elétricas, movimentações de solo, pilares, nível do primeiro andar ao teto e nível de lajes do teto ao térreo, entre outros.
Estas intervenções são realizadas no âmbito do "chamado" do MOPC nº 103/2021, com ID nº 402.787, atribuído ao Consórcio TIV (Tocsa, Implenia e Vial Sur SA), sob a supervisão do Consórcio TRSA-TECMA (TRSA Engenheiros e Consultores, Tomás Robert Sosa Aguilera e Tecnologia e Meio Ambiente, Engenharia e Consultoria SA).
O MOPC destaca ainda que “a construção do Centro de Procedimentos Aduaneiros (CTA), edifício administrativo que abrigará os entes públicos do Paraguai e do Brasil, está 32,87% concluída.
As tarefas são de responsabilidade do Consórcio CEP (Caldetec SRL – EDIVI SA – Puntal Construcciones) e a fiscalização é realizada pelo Consórcio Integração.
O Corredor Metropolitano Leste constitui um conjunto de obras civis e rodoviárias que darão funcionalidade à nova ponte internacional que liga as cidades de Presidente Franco e Foz do Iguaçu, no Brasil.
Este projeto é composto por 6 contratos em curso, dos quais 4 são de infraestrutura rodoviária: setor rural (lotes 1 e 2), setor urbano ou interligação à rede existente na cidade de Presidente Franco, e construção da ponte de 500 metros sobre o Rio Monday, e a estes somam-se as 2 empreitadas que são de obras civis, na área primária e no terminal de carga, destacou o Ministério das Obras Públicas.
Fonte: IP