Estudo elaborado pela consultoria de bancos de dados Numbeo destaca o Paraguai como o país onde se pode viver melhor economicamente falando entre os demais vizinhos sul-americanos.
É o que indicam vários portais da região após a divulgação do relatório da empresa de banco de dados online, de origem sérvia, sobre preços ao consumidor, imóveis e métricas de qualidade de vida em terras Guarani.
Trata-se do estudo “América: Índice de Custo de Vida por País 2024” , que representa uma ferramenta inestimável para escolher um país ao fazer investimentos ou migrar de outros contextos econômicos que afetam a qualidade de vida.
Custo de vida
O Paraguai se destaca na América do Sul principalmente pelo custo de vida, posicionando-se como o país mais barato ou mais econômico para se estabelecer.
Segundo Numbeo, o Paraguai tem um índice de custo de vida menor, o mais baixo entre 11 países sul-americanos.
A análise considera uma série de aspe ctos, como qualidade de vida, custos de aluguel, bens e serviços, além do poder de compra local.
Esta situação torna-o uma opção atrativa para quem pretende poupar nas despesas diárias e viver confortavelmente com um orçamento moderado, segundo El Comercio.
Alternativa oportuna
O estudo destaca a acessibilidade em termos de aluguel, com índice de 10,53, juntamente com um custo moderado de alimentos e serviços, que refletem uma oportunidade para quem deseja minimizar despesas, sem se afastar muito das comodidades urbanas.
Consta que o índice de poder de compra local é de 28,07, o que o torna uma opção atrativa tanto para residir como para empreender ou investir na economia local, como sugere La República.
Fonte: LN