No dia 12 de março, na Assembleia Extraordinária do Panam Sports, será decidida qual será a cidade-sede dos próximos Jogos Pan-Americanos de 2027, e o Paraguai espera ser escolhido, segundo Camilo Pérez, presidente do Comitê Olímpico Paraguaio (COP).
Em entrevista à Panam Sports, Pérez expressou que “o Paraguai é um pequeno gigante, somos um país pequeno em tamanho, mas grande em convicções”, em alusão à candidatura de Assunção, Paraguai, para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027.
Neste contexto, Pérez enviou uma mensagem aos Presidentes dos Comitês Olímpicos Nacionais que votarão no dia 12 de março na Assembleia Geral Extraordinária do Panam Sports.
80% dos esportes centralizados em dois parques principais
Mencionou a estabilidade e a tranquilidade que oferece o Governo de Santiago Peña, cujo mandato termina em 2028, e uma das suas políticas de Estado é o desporto. “Além do fato de grande parte da infraestrutura estar concluída e de 80% das modalidades desportivas estarem centralizadas em dois parques principais, são uma grande força para podermos estar mais do que prontos no pouco tempo que nos resta até 2027”, enfatizou.
“É uma oportunidade para um país e um CON que ainda não organizou estes Jogos ter a oportunidade de fazê-lo. Ao mesmo tempo, confiamos na nossa capacidade e queremos ser uma inspiração para pequenos CONs como nós. Espero muito respeitosamente contar com o seu valioso apoio”, disse o Presidente da COP.
Ele também se dirigiu a atletas de todo o continente americano, aos quais expressou que a razão destes Jogos são eles. “Acreditamos que temos capacidade para organizar Jogos Pan-Americanos de sucesso. Estamos motivados e empenhados para que, se hospedarmos, você tenha uma experiência inesquecível em nosso país. Trabalharemos em todos os detalhes para lhe oferecer tudo o que você precisa para que tenha um excelente desempenho esportivo. Será também uma boa oportunidade para eles desfrutarem da nossa cultura e hospitalidade”, destacou.
Razões pelas quais o Paraguai está se candidatando para ser anfitrião
O presidente da COP e membro do COI, Camilo Pérez, disse que o Paraguai decidiu concorrer aos Jogos Pan-Americanos de 2027 por três motivos principais. Em primeiro lugar, dar continuidade ao desenvolvimento desportivo que o país iniciou em 2011, que está a levar o Paraguai à realização contínua de grandes eventos desportivos.
Em segundo lugar, é o importante legado que a realização dos Jogos Pan-Americanos significa em termos desportivos, económicos e sociais; e em terceiro lugar, mas como ponto mais importante, “temos o apoio firme e comprometido do Governo Nacional e do Presidente Santiago, para a realização deste megaevento, já que o desporto é um dos principais eixos da sua política governamental”, disse Pérez.
Outro ponto destacado pelo Paraguai é a infraestrutura esportiva de primeira linha para Atletas, Técnicos e Dirigentes, com 80% dos esportes concentrados em dois parques principais. “Facilitamos o transporte para as instalações esportivas de toda a Família Pan-Americana. A Vila Pan-Americana estará localizada a no máximo 25 minutos dos hotéis e instalações esportivas da Família Pan-Americana para conveniência dos Atletas, Técnicos e Autoridades. Além disso, nossa hospitalidade é reconhecida por fazer com que o estrangeiro se sinta em casa, ou até melhor”, destacou.
Pérez enfatizou que o Governo apoia firmemente a candidatura de Assunção aos Jogos Pan-Americanos de 2027, “sendo um fato fundamental que o mandato presidencial vai até 2028. O Presidente Santiago Peña estaria recebendo os Jogos e encerrando-os na Cerimônia de Encerramento em caso de obter a escolha."
Na entrevista ele lembrou também que após o sucesso dos Jogos Sul-Americanos de 2022, com o apoio cidadão e o comprometimento dos atletas paraguaios, há apoio de todo o povo paraguaio “para organizar com sucesso os Jogos Pan-Americanos de 2027”.
Oportunidade para países pequenos
Além de uma responsabilidade e compromisso com todos os atletas e Comitês Olímpicos Nacionais das Américas, os Jogos Pan-Americanos de 2027 no Paraguai representam “uma oportunidade que, graças ao legado dos Jogos Pan-Americanos, permite a um país pequeno em tamanho, mas grande em convicções e vontade de continuar a melhorar, crescer em infra-estruturas desportivas e apoiar o desenvolvimento económico e social do nosso país”, disse Pérez.
Ele lembrou que os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 foram um sucesso total sob todos os pontos de vista. Em primeiro lugar, as instalações desportivas estavam em óptimas condições, proporcionando um ambiente perfeito para o desempenho atlético de todos os atletas do continente. Em segundo lugar, a diversidade cultural e a hospitalidade chilena deram um toque especial à experiência. Os estádios lotados demonstraram a grande aprovação de todo o povo chileno aos Jogos.
Fonte: IP