A usuária do TikTok @oruga_10 compartilhou um vídeo que incomodou vários compatriotas, pois no clipe, Deisy Encina, natural de Hernandarias, parabenizou os paraguaios pelo seu dia da Espanha, no material ela afirmou que esqueceu a língua guarani, pois deixou para trás Pela “mentalidade de campanha” que significa mentalidade de interiorana; ela também disse que não é mais paraguaia, mas europeia.
“Não sou mais paraguaia, já tenho a mentalidade europeia, então não me sinto mais paraguaia , hoje quero desejar um dia feliz para vocês, diria em guarani, mas já saí dessa mente de caipira, me desculpem ”, disse Deisy Encina, que mora na Espanha há 8 anos e afirmou que já tem a nacionalidade daquele país.
As falas de Encina geraram todo tipo de comentários online, consequentemente, o tiktoker Gaby Álvarez assumiu a tarefa de entrevistar a mulher, para saber se ela mudou de ideia. “ Retratar-me? Não, não tenho o motivo. É o que sinto, é o que penso e mantenho. O povo do Paraguai é muito ignorante. O povo paraguaio, estando em nosso país, se preocupa mais com as coisas, ou com a vida dos outros, do que com o que ele próprio vive lá”, disse a mulher.
Houve várias reações online em relação aos comentários de Encina. “Estou na Espanha há 20 anos e nunca pretendo mudar meu sotaque, amo meu país”, “Ela se esqueceu de falar guarani e de falar bem espanhol”, “Famoso, o paraguaio nega suas raízes, ele reclama em vez de construir, critica em vez de sugerir”, “Mesmo que você fale espanhol, você vai ser paraguaio até morrer, mesmo que queira negar”, escreveram.
Fonte: LN