O presidente do Partido Cruzada Nacional, Paraguayo “Payo” Cubas, e o líder do movimento Yo Creo, o prefeito de CDE, Miguel Prieto, promovem uma série de conversas com o objetivo de consolidar uma aliança com vistas às eleições municipais de 2026. não descarta a possibilidade de construir um projeto nacional para as eleições gerais de 2028.
“Estão em curso algumas reuniões entre as equipas políticas, especialmente para as eleições autárquicas, estamos com a ideia de dialogar e ver se conseguimos chegar a acordo. Acredito que entre Payo e Miguel há vários temas que eles concordam, projetos, ações. Este pretende ser o ponto de partida para um projeto político nacional”, disse o senador do Partido Yo Creo, Rubén Velázquez.
As negociações entre os dois dirigentes do Leste, fora da chamada Frente Democrática, surgem tendo em conta que nas últimas eleições gerais de 30 de abril, a Cruzada Nacional conseguiu consolidar-se como a terceira força política. Obteve diversas cadeiras em ambas as câmaras do Congresso Nacional, deslocando completamente o setor de esquerda.
Nas eleições, Cubas, ex-candidato à presidência da República, obteve um total de 692 mil votos, disputando naquela época o segundo lugar com o liberal Efraín Alegre, que contava com a maquinaria da Concertação Nacional que reunia diversos movimentos e partidos políticos de oposição.
“As portas do diálogo entre a nossa equipe política e o grupo de Payo estão abertas. Penso que as últimas eleições gerais nos ensinaram muito, que se a oposição estiver dividida não chegará a nenhum destino importante, temos que compreender e aprender que se a oposição quer lutar para vencer nas eleições municipais ou gerais, deve buscar necessária e inexoravelmente a unidade.”, apontou em entrevista a AM 1020.
Da mesma forma, o parlamentar defendeu o estabelecimento de consensos dentro da oposição, respeitando as diferenças de pensamento. Acrescentou que o passado presidencial deve ser uma lição para consolidar uma oposição real e eficaz.
Fonte: LN