Representantes da Rede de Investimentos e Exportações (Rediex), do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), reuniram-se com a Associação Comercial de Iporã de Oeste-SC (ACIIO), com vistas a oportunidades de negócios no Paraguai . Na ocasião, analisaram os incentivos que o país tem para a abertura de empresas, onde a maquila foi a estrela.
O encontro entre as autoridades da Rediex e a associação, que abriga cerca de 203 empresas de diversos setores, teve como objetivo apresentar ao grupo de investimentos do país vizinho as vantagens e o potencial do Paraguai como destino de investimentos estrangeiros. Alejandro Gross-Brown, especialista em promoção de investimentos da Rediex, indicou que foram discutidos aspectos como o perfil económico do país, a sua situação actual e os vários regimes de investimento disponíveis.
Estiveram presentes representantes das 20 empresas que compõem a associação de diversos setores como construção, energia, comércio, têxtil e autopeças , demonstrando firme interesse em explorar oportunidades de investimentos no Paraguai. Mencionaram que um dos destaques da reunião foi a explicação detalhada do regime maquila, um incentivo que se revelou especialmente atraente para os investidores.
Segundo as declarações de Gross, esse interesse se baseia na competitividade que o Paraguai oferece em termos de custos de produção , o que permite às empresas atender com eficiência a demanda do mercado brasileiro. A diversificação dos sectores representados na missão de investimento também teve grande precedência por parte da instituição local.
Por sua vez, para o titular da associação, Milton José Melz, eles são motivados pelas vantagens que o Paraguai oferece em termos de custos de energia , mão de obra e outros setores econômicos. Da mesma forma, comentou que estão avaliando oportunidades de investimento em diversos setores, incluindo tecnologia, metalurgia e agricultura.
“Podemos dizer que esta é uma oportunidade única para a nossa Associação Comercial. Temos uma visão muito interessante de todos os benefícios de fazer um investimento aqui no Paraguai . O Brasil enfrenta grandes dificuldades em termos de custos energéticos e trabalhistas, por isso esta incursão no Paraguai promete trazer resultados muito interessantes”, disse Melz.
Os empresários brasileiros manifestaram interesse em diversos setores econômicos paraguaios e reconheceram a complementaridade entre os dois países . Além disso, manifestaram a intenção de continuar explorando as oportunidades que o Paraguai oferece e de criar um grupo de investimentos para facilitar futuras operações comerciais no país.
Fonte: LN