Desde a sua implementação nas fronteiras de Puerto Falcón, Encarnación e Ciudad del Este, cerca de 80.000 pessoas já utilizaram o pré-registro migratório , o que permite agilizar consideravelmente os procedimentos de entrada e saída do país.
Os resultados positivos desta inovação foram detalhados esta sexta-feira pelo diretor nacional de Migrações do Paraguai, Jorge Kronawetter, e pelo ministro das Tecnologias de Informação e Comunicação (Mitic), Gustavo Villate, do posto fronteiriço de Puerto Falcón.
“Estamos na casa dos 80 mil registos, mas entendemos que isso está a crescer de dia para dia, e esta divulgação que fazemos é para que as pessoas tomem conhecimento e utilizem esta plataforma, que é bastante prática e vai poupar-lhes tempo”, afirmou o diretor de Imigração Nacional.
Ele destacou que normalmente, sem esse sistema, um funcionário da Migração leva cerca de 30 segundos para processar os dados de uma pessoa, mas que com o pré-registro digital, o funcionário deve simplesmente ler o código QR gerado pela plataforma, o que reduz o processo. pessoa para 3 ou 4 segundos. “Isso, num grande volume de pessoas, tem um impacto enorme”, destacou Kronawetter.
Por sua vez, o Ministro do Mitic, Gustavo Villate, destacou que este sistema começou a ser implementado com passageiros de ônibus de longa distância, o que permitiu fazer os ajustes necessários para estendê-lo, desde o último dia 30 de dezembro, a todas as pessoas que passam através dos principais postos de imigração terrestre.
“Vemos a agilidade deste processo, mas precisamos promover mais o uso do pré-registro de imigração”, disse o ministro, anunciando que “a ideia é estender isso nas próximas semanas e meses para outros cargos”.
Paralelamente, já estão em curso trabalhos para disponibilizar o pré-registo também aos passageiros em trânsito aéreo, agilizando assim todos os procedimentos de imigração.
Além disso, a Mitic pretende trabalhar com os países vizinhos para ter um sistema mais integrado, que além de facilitar os procedimentos fronteiriços contribuirá para reforçar a segurança, pois permitirá obter informações em tempo real até mesmo dos órgãos de segurança.
Por outro lado, Villate anunciou que a instituição sob sua responsabilidade já está a trabalhar para agilizar os procedimentos de autorização de menores, que são muito procurados durante a época festiva, para diminuir aglomerações e facilitar este processo ao cidadão.
Da mesma forma, informou que já estão em andamento os trabalhos da segunda fase de digitalização dos documentos obrigatórios no território nacional, para poder acessá-los, através do PortalParaguai, sem a necessidade de conexão com a internet.
De uma forma geral, Villate destacou que a Mitic está a trabalhar intensamente na integração de sistemas entre as diferentes instituições para acesso aos dados em tempo real, o que permite melhorar o serviço de informação “sempre em benefício dos cidadãos”.
Assim, referiu o reforço do sistema SIS nos hospitais, que está prestes a ser alargado do Instituto da Segurança Social ao sector privado da saúde.
Da mesma forma, trabalha-se para desburocratizar os procedimentos do Poder Judiciário e dos municípios do país, disse Villate.
“Viemos para dar ao cidadão um atendimento muito mais desburocratizado e eficiente”, afirmou.
Fonte: IP