O Ministro da Economia, Carlos Fernández, referiu-se à oportunidade para o Paraguai diversificar a sua economia e avançar na transição para as energias verdes.
Durante uma entrevista ao meio financeiro The Banker, o ministro indicou que existem dois canais para a diversificação: através do regime maquila e através da produção de biocombustíveis e energia verde.
Em relação às maquila, indicou que as maquilas permitem ao Brasil substituir parte das importações da China, gerando retorno para os investidores e gerando empregos no Paraguai.
O segundo canal corresponde aos investimentos em biocombustíveis, ressaltando que o Paraguai tem energia e água abundantes para produzir hidrogênio verde, setor que tem muitos projetos em desenvolvimento, disse.
Esta produção permitirá também a produção de fertilizantes verdes. «Portanto, no futuro esperamos ver muitos investimentos nessa área. E isso será importante para diversificar a economia”, afirmou.
O ministro Fernández está na cidade de Marraquexe, Marrocos, para participar nas Reuniões Anuais de 2023 do Conselho de Governadores do Grupo Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) até este domingo, 15 de outubro.
Fonte: IP