Nesta quinta-feira, 5 de outubro, servidores da Receita Federal apreenderam uma quantidade expressiva de anabolizantes, medicamentos abortivos e estimulantes sexuais na Ponte Internacional da Amizade. A carga foi encontrada em um veículo que tentava cruzar a aduana em direção a Foz do Iguaçu, mas que foi abordado durante fiscalização da Operação Fronteira RFB. O comportamento da motorista chamou a atenção dos servidores que estavam na pista, o que levou a apreensão.
A condutora do veículo, uma mulher paraguaia de 23 anos, demonstrou nervosismo ao ver o trânsito interrompido para a fiscalização de um outro carro e tentou acelerar. Por conta deste comportamento, um dos servidores da Receita Federal a conduziu para a própria fiscalização. Os anabolizantes, medicamentos abortivos e estimulantes sexuais estavam armazenados no porta-malas do veículo de placa paraguaia. Foram contabilizadas 6.827 unidades entre cartelas e frascos equivalentes ao valor de R$403.651,18.
A comercialização destas substâncias sem a regulamentação correta e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa é proibida no Brasil devido aos riscos associados ao uso indevido. A motorista alegou que não recebeu dinheiro para transportar a carga e que entregaria todos os medicamentos em um estacionamento em Foz do Iguaçu. Ela foi presa em flagrante e encaminhada para a Polícia Federal.
A Operação Fronteira RFB é uma iniciativa da Receita Federal que visa combater o tráfico de produtos ilegais e contrabando através das fronteiras brasileiras, contribuindo para a segurança pública e a proteção da saúde da população. A Receita Federal reforça a importância do combate aos crimes de contrabando, descaminho e tráfico para a segurança da população brasileira. A venda e o uso de substâncias não autorizadas pode causar risco a saúde coletiva.
Para realizar denúncias anônimas, é possível entrar em contato por meio dos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte: ALF/Foz do Iguaçu