Na madrugada deste domingo (6), um estudante de medicina, brasileiro, que cursa a faculdade no Paraguai, protagonizou uma perseguição policial e colidiu intencionalmente contra uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná. O caso ocorreu por volta da meia-noite, quando o jovem, de 24 anos, desobedeceu a uma ordem de parada em frente à Unidade Operacional da PRF e iniciou fuga em alta velocidade.
A perseguição se estendeu por cerca de seis quilômetros, até que o estudante realizou uma manobra extremamente perigosa: dirigiu em marcha à ré por aproximadamente 200 metros na contramão da rodovia e, em seguida, lançou o veículo contra a viatura da PRF que estava parada no acostamento, com dois agentes em seu interior.
Com o impacto da colisão, os policiais sofreram escoriações. O estudante desceu do carro imediatamente após o choque e atacou um dos agentes, que precisou reagir com um disparo de arma de fogo para conter a agressão. Mesmo ferido, o agressor partiu para cima do segundo policial, que ainda se recuperava do impacto. Com o uso de técnicas de imobilização, os agentes conseguiram dominá-lo.
O estudante apresentava sinais claros de uso de substâncias psicoativas, como fala desconexa, pupilas dilatadas, agressividade e contrações involuntárias no rosto. Ele foi atendido por socorristas do SIATE e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi sedado devido ao estado de agitação, tratado e posteriormente liberado.
Após a alta médica, ele foi levado à Polícia Federal, onde foi autuado por tentativa de homicídio contra os dois policiais, além dos crimes de dano qualificado, desobediência, resistência e condução sob efeito de entorpecentes. Durante o depoimento, o estudante de medicina confirmou ter consumido cocaína e ingerido bebida alcoólica.
Além da prisão em flagrante, ele também responderá pelas infrações de trânsito cometidas. Os dois policiais envolvidos na ocorrência sofreram apenas ferimentos leves e passam bem.
Fonte: NUCOM/PRF