Policiais federais que realizavam patrulha pelo Lago de Itaipu, na região da cidade de Santa Helena-PR, na tarde da última quarta-feira (18/09), avistaram uma embarcação atravessando o lago partindo da margem paraguaia em direção à margem brasileira. Ao perceber a equipe policial acompanhando a movimentação, o condutor direcionou o barco para um braço do lago, perto de uma região de mata, e empreendeu fuga.
Após realizarem as medidas de segurança necessárias, policiais dirigiram-se a embarcação abandonada à margem do lago a fim de vistoriarem seu conteúdo. Com isso, foi possível constatar a presença de vários fardos de substância entorpecente, aparentando ser maconha. A equipe policial realizou uma ronda na região, mas não foi possível encontrar o piloto.
A embarcação de fabricação artesanal, feita em chapa de aço, possuía cerca de 7m de comprimento e motor de 200 HP, foi apreendida e levada para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu junto a sua carga de entorpecentes. Ao realizarem o laudo preliminar e a pesagem, foi possível identificar a ilicitude da carga, pois em seu interior continha 1.222,200kg de maconha e 3,400kg capucho.
A Polícia Federal reafirma a importância das rondas na região da tríplice fronteira, bem como vem investindo em tecnologia de ponta a fim de estar cada vez mais está presente e em tempo real para agir no combate aos crimes transfronteiriços que aproveitam da grande extensão de nossas fronteiras.
Fonte: CS/PF/Foz