No último sábado (6), durante abordagens de rotina da Receita Federal na Ponte Internacional da Amizade, que liga Brasil e Paraguai, uma operação resultou na apreensão de uma quantidade significativa de mercadorias ilegais. A ação teve início quando três vans tentavam atravessar para o lado brasileiro.
A primeira van parou na pista sem ter ordem de parada dos servidores da Receita Federal, o que chamou a atenção para as outras duas que estavam atrás. Com o bloqueio do trânsito, os servidores abordaram a segunda van. O motorista tentou fugir, mas foi impedido pelos servidores após retirarem a chave do veículo.
Em seguida, a terceira van foi abordada. O motorista também apresentou resistência inicial, mas acabou fugindo enquanto os servidores realizavam a fiscalização. Ambas as vans apresentavam fundos falsos idênticos, com compartimentos ocultos no painel, assoalho e na porta.
Após uma detalhada fiscalização das mercadorias apreendidas, foi constatado que cada van transportava cerca de R$175.000,00 em celulares, unidades de armazenamento (SSDs), cigarros eletrônicos e iPads, totalizando aproximadamente R$350.000,00 em produtos nas duas vans. Durante a ação, um homem foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal.
As mercadorias e veículos apreendidos foram encaminhados para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para as providências legais pertinentes.
A Receita Federal reitera o compromisso no combate ao contrabando, descaminho e outras práticas ilícitas, visando garantir a segurança fiscal e o cumprimento das leis comerciais. Operações como essa são fundamentais para combater atividades ilegais e proteger a economia nacional. A colaboração da população é crucial nesse esforço, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte: Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu