Durante fiscalização de rotina no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, ontem sexta-feira (26), servidores da Receita Federal suspeitaram de duas bagagens despachadas que aparentavam possuir peso elevado em relação ao tamanho das mesmas. Através de scanner foi possível observar diversos celulares, e a presença da proprietária foi solicitada à sala da RFB para abertura das bagagens, mas a mulher não compareceu. Posteriormente a companhia aérea informou que a passageira não se apresentou no embarque, e foi constatado que esta evadiu do aeroporto.
A passageira foi identificada como moradora de Santa Terezinha de Itaipu que iria embarcar num vôo para Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Após a abertura das bagagens, foram encontrados 85 celulares com valor total estimado em R$ 100 mil, e os produtos apreendidos foram encaminhados para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para as providências legais pertinentes.
O descaminho, prática de entrada ou saída de mercadorias sem o devido pagamento de impostos, e o contrabando, que envolve a importação ou exportação ilegal de produtos, inclusive itens proibidos, prejudicam significativamente a arrecadação tributária e distorcem a concorrência no mercado, afetando negativamente a economia.
A Receita Federal reitera o compromisso no combate ao contrabando, descaminho e outras práticas ilícitas, visando garantir a segurança fiscal e o cumprimento das leis comerciais. Operações como essa são fundamentais para combater atividades ilegais e proteger a economia nacional. A colaboração da população é crucial nesse esforço, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte: Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu