Policiais federais apreenderam, nesta tarde de quarta-feira (03/04), mais de 6 toneladas de alimentos in natura em um estabelecimento comercial na região da Ponte Internacional da Amizade.
Após informações sobre uma rota de contrabando de produtos alimentícios vindos da Argentina, os policiais começaram a monitorar alguns veículos suspeitos. Na abordagem a uma van, o condutor confirmou que estaria levando tais produtos para um estabelecimento comercial na região da Vila Portes, bairro nas proximidades da aduana da Ponte Internacional da Amizade.
Chegando ao estabelecimento informado, os policiais encontraram cerca de 6 toneladas de produtos alimentícios in natura , como volumes de cebola e alho de origem argentina sem nenhuma documentação relativa à importação, como os certificados fitossanitário.
Cabe ressaltar que a norma brasileira exige que toda importação de vegetais, independentemente da quantidade importada, do uso proposto, destinada ou não à comercialização e se importada por pessoa física ou jurídica deverá estar acompanhada de certificado fitossanitário emitido pelo órgão responsável do país de origem. Desse modo, a ausência de tal documento torna proibida a internalização da mercadoria.
O condutor da van e o responsável pelo estabelecimento comercial foram presos em flagrante por contrabando e conduzidos à Delegacia de Polícia Federal para lavratura do respectivo procedimento.
Disque-Denúncia
(45) 99116-8691 (telefone/WhatsApp)
Fonte: CS/PF/Foz