Durante uma operação de fiscalização no Aeroporto de Foz do Iguaçu na terça-feira (12/03), nas cargas aéreas de uma transportadora específica, foram retidos 12 computadores PC que tinham como destino a cidade de Goiânia/GO. De acordo com investigações preliminares, os servidores constataram que a empresa responsável pela remessa adquiria a carcaça dos computadores (gabinetes) no mercado brasileiro. No entanto, os componentes internos dos computadores eram provenientes de atividades ilícitas de descaminho.
Para manter uma aparência de legalidade à operação, cumprir exigências de envio e burlar a fiscalização, eram emitidas notas fiscais falsas que acompanhavam os produtos transportados. A estimativa do valor total da apreensão é de R$ 20 mil reais. A Receita Federal segue trabalhando no caso, a fim de aprofundar as investigações e tomar as medidas cabíveis.
O descaminho é uma prática ilegal que envolve a importação ou exportação de mercadorias sem o pagamento dos impostos devidos. Essa atividade representa ameaça para a economia nacional, causando prejuízos fiscais significativos e distorcendo a concorrência no mercado. Para combater essa prática, a Receita Federal realiza fiscalizações rigorosas em portos, aeroportos e pontos de fronteira, visando identificar e combater atividades ilícitas.
As mercadorias foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para averiguação e protocolo adequado.
A colaboração da população é essencial nesse esforço. Para denúncias anônimas, os cidadãos podem entrar em contato pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte:Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR