Durante operação de rotina na Ponte Internacional da Amizade no último final de semana, os servidores notaram caminhões com placas paraguaias tentando atravessar para o lado brasileiro. A intervenção resultou na apreensão de nove caminhões, transportando uma quantidade significativa de pneus novos, caracterizando o crime de contrabando.
Durante a fiscalização detalhada, verificou-se que os caminhões carregavam mais de 20 pneus novos cada, incluindo os pneus utilizados e também os estepe, todos identificados como itens contrabandeados. A intervenção resultou na retenção de nove caminhões, com mais de 180 pneus novos avaliados em 140 mil reais.
Os veículos e os pneus foram encaminhados para o pátio da Receita Federal em Foz do Iguaçu para averiguação e protocolo adequado.
O contrabando de pneus é uma prática ilegal que envolve a importação e transporte de pneus novos ou usados sem o devido pagamento de impostos e taxas alfandegárias. Além de prejudicar a economia do país, o contrabando de pneus coloca em risco a segurança dos motoristas e passageiros, uma vez que os pneus contrabandeados podem não atender aos padrões de segurança e qualidade exigidos.
A Receita Federal mantém o compromisso institucional no combate aos crimes de contrabando e descaminho, assim como ao tráfico internacional. Além de preservar o desenvolvimento econômico nacional, destaca-se o comprometimento com a segurança da população e o cumprimento da legislação brasileira.
A participação da população é fundamental nessa missão. Para efetuar denúncias anônimas, é possível entrar em contato pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte: Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR