O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Itaipu Binacional, lançou nessa quarta-feira (13) o maior programa de inovação aberta em 5G do Brasil, o Itaipu Let5Go Startups. Destinado a impulsionar o desenvolvimento de startups com soluções 5G aplicadas ao mercado, o lançamento aconteceu durante o evento Café Com 5G, no Parque Tecnológico Itaipu, e contou com um bate-papo de especialistas da área de telecomunicação e empreendedorismo a fim de tratar temas relacionados aos desafios e oportunidades do 5G no Brasil e no mundo.
Com recurso de até R$ 300 mil por projeto, o programa oferece, entre muitos benefícios, acesso a toda a infraestrutura do PTI para que startups possam testar, validar e desenvolver suas tecnologias com apoio de mentorias técnicas e de negócios, conduzidas pela metodologia Santos Dumont de incubação e aceleração do PTI, certificada CERNE4.
Por meio do laboratório PTI 5GLab, instalado no Parque Tecnológico Itaipu, será possível acessar a rede privativa de 5G (standalone) do Parque para desenvolvimento das PoC’s, além de realizar pesquisas e estudos em temas como internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, conectividade de alta velocidade, segurança e privacidade. Somados, os benefícios oferecem às startups participantes do Itaipu Let5Go Startups uma oportunidade única de transformação no Brasil.
Segundo o diretor de negócios e empreendedorismo do PTI, Eduardo de Miranda, em um cenário cada vez mais competitivo das startups brasileiras, o lançamento do programa Itaipu Let5Go Startups representa um marco significativo para a inovação aberta no Brasil. “O mundo está pronto para abraçar a próxima geração de tecnologia 5G, e o programa Itaipu Let5Go Startups está pronto para abrir esse caminho. Queremos ser a ponte que irá acelerar o crescimento dessas startups, impulsionando o desenvolvimento de novos modelos de negócios que irão transformar o mercado e impactar positivamente a sociedade” pontuou.
O diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, afirma que o programa Itaipu Let5Go Startups, além de acelerar o desenvolvimento tecnológico, também visa criar um ambiente propício para a colaboração entre startups e empresas estabelecidas. “É uma iniciativa que vai conectar startups com empresas consolidadas em busca de soluções inovadoras para os desafios de seus negócios. O Itaipu Let5Go Startups irá fomentar a inovação e a competitividade do Brasil no cenário global”, afirmou.
O diretor de desenvolvimento de negócios da Nokia LATAM, Alberto Rodrigues, afirma que a expectativa é que o "Itaipu Let5Go Startups" não auxilie apenas na aceleração da adoção do 5G, mas também a posicionar as startups como protagonistas dessa revolução tecnológica. “À medida que avançamos para uma era de conectividade sem precedentes, o programa Itaipu Let5Go Startups promete ser um catalisador para o crescimento e a inovação das startups que estão determinadas a moldar o futuro” concluiu.
As inscrições estão abertas a partir de hoje e vão até 15 de novembro, e as soluções precisam atender às temáticas dos desafios propostos, que abrangem:
• Energia: Sustentabilidade e Distribuição - Propostas de tecnologias que assegurem a qualidade energética e sustentabilidade, especialmente no contexto da ampliação da geração distribuída.
• Logística para Infraestruturas Críticas - Propostas de tecnologias voltadas para a transformação e automação digital da gestão e movimentação de estoques e materiais para estruturas críticas.
• Indústria 4.0 para novos modelos de negócios - Propostas de tecnologias voltadas para a transformação e automação digital na Indústria 4.0.
• Meio Ambiente: Recursos Hídricos e Fauna & Flora - Propostas de tecnologias voltadas à preservação da bacia hidrográfica do lago de Itaipu através de monitoramento, automação e transformação digital e preservação da fauna e flora na área protegida de Itaipu.
Startups interessadas em participar do Itaipu Let5Go Startups podem acessar todas as informações do programa e o edital completo através do link: www.pti.org.br/letsgostartups.
Fonte: Comunicação/Itaipu